Por Carlos Alexandre
Nesta quarta-feira, 27, um marco importante para as forças de segurança do Juruá foi celebrado com a entrega da nova academia de musculação do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e o anúncio da construção da base da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciopaer) na região.
As iniciativas do governo do Acre representam investimentos significativos na infraestrutura que visam fortalecer as operações de segurança e o bem-estar dos agentes que atuam para garantir a tranquilidade da população local.
Valorização profissional
A solenidade de inauguração da academia de musculação do 6º BPM reuniu autoridades civis e militares, além de membros da comunidade. Localizada estrategicamente nas instalações do batalhão, a nova academia é equipada com os mais modernos aparelhos de musculação e aeróbica, oferecendo aos policiais militares um espaço adequado para treinamento físico, essencial para o desempenho de suas atividades diárias.
O titular da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Coronel Américo Gaia, enfatizou a importância da academia como uma ferramenta para promover a saúde, a preparação física e o reconhecimento do governo em prol dos agentes. “Aqui temos um efetivo diferenciado e me felicito em contar com uma alta qualidade de servidores na segurança pública. Para a melhoria crescente desse quadro, temos buscado valorizar nossos agentes”, declarou.
Ajuda de cima
Além da inauguração da academia, o governador Gladson Cameli anunciou a construção de uma base do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) no Juruá. O Ciopaer é uma unidade especializada que atua em operações aéreas de apoio às forças policiais, como resgates, patrulhamento e transporte de equipes táticas.
Cameli visitou as dependências do batalhão e destacou: “Trabalho para termos um Acre seguro e estruturado para enfrentar todos os desafios. Eu cuido desse diamante para que todos se sintam bem em morar aqui e tenham orgulho de sua origem. Essa academia é um espaço de promoção de saúde, bem-estar e benefícios para todos os profissionais da segurança pública”.
A futura base do Ciopaer no Juruá representará um avanço significativo nas capacidades operacionais da região, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz em situações críticas.
Impacto na Comunidade
O capitão da Polícia Militar, Daniel Teixeira, está à frente da Companhia de Policiamento Especializado do 6º Batalhão e exaltou: “Esse é um projeto de impacto significativo advindo do olhar parceiro do governador Gladson. Eu, como agente de segurança pública, me sinto visto e valorizado, sabendo que temos um governo proativo”.
Com a conclusão da academia de musculação do 6º BPM e o planejamento da base do Ciopaer no Juruá, o cenário da segurança pública na região se fortalece, destacando o compromisso das autoridades em garantir a tranquilidade e o bem-estar da população.