Por Ângela Rodrigues
Acompanhado de sua equipe, o presidente do IMC, Leonardo Carvalho, realizou uma reunião técnica logo após o encerramento da 5ª Edição do Festival Kãda Shawã Kaya, do Povo Shawãdawa, do Igarapé Humaitá, Aldeia Foz do Nilo, em Porto Walter, no interior do Acre.
O encontro realizado na manhã da segunda-feira, 29, reuniu lideranças indígenas, jovens e mulheres shawãdawas e contou com a presença da secretária de Povos Indígenas, Francisca Arara.
A convite do cacique geral, Raimundo Lima de Souza, o presidente do IMC falou do papel do órgão na pauta climática, no fortalecimento do Sisa e suas instâncias de governança e a observância as salvaguardas socioambientais.
Em seguida, o gestor detalhou sobre financiamentos climáticos e as oportunidades de acesso a recursos, por meio do sistema de REDD+ Jurisdicional.
Leonardo Carvalho aproveitou para convidar o povo Shawãdawa para que participem das escutas qualificadas, previstas para serem realizadas ao longo deste ano.
O objetivo é fortalecer o processo de diálogo e participação dos povos indígenas para que possam ficar a par das oportunidades de captação de recursos de fundos climáticos, que devem beneficiar os territórios indígenas.
Em seguida, as lideranças tiveram oportunidade de esclarecerem suas dúvidas junto aos técnicos do IMC e da Sepi acerca do pagamento da bolsa dos Agentes Agroflorestais Indígenas (AAFIs), que contam com aporte financeiro do Programa REM Acre e do edital “Boas Ideias Geram Impacto” para que as lideranças, jovens e mulheres indígenas possam ser contemplados.
O edital “Boas Ideias Geram Impacto” é uma iniciativa do governo do Acre, por meio do Programa REM Fase II, que destina recursos para execução de projetos que beneficiam produtores familiares, extrativistas, povos indígenas e comunidades tradicionais.
Fonte agencia.ac.gov.br