Por Crislei Souza
Pensando na saúde mental e no bem-estar do servidor penitenciário, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), inaugurou, nesta terça-feira, 25, mais uma sala de descompressão. Desta vez, a unidade contemplada com o espaço foi a Unidade Penitenciária de Senador Guiomard.
O secretário adjunto da Sejusp, coronel Evandro Bezerra, ressaltou que o investimento demonstra uma preocupação da Secretaria de Segurança em valorizar o profissional. “Pois o bem-estar do operador também reflete no trabalho coeso e unido que desempenhamos no combate à criminalidade”, afirmou.
O presidente interino do Iapen, delegado de Polícia Civil Marcos Frank Costa, destacou que a valorização do servidor, é uma prioridade em sua gestão. “É um trabalho que já vinha sendo desenvolvido pela gestão anterior. Investir na qualidade de vida e no bem-estar do servidor é uma diretriz da nossa gestão, e hoje a gente faz a inauguração de mais uma sala que é destinada à saúde mental e ao bem-estar dessa classe tão importante para a segurança pública”.
Adriana Maia, chefe da Divisão de Assistência ao Servidor Penitenciário (Dasp) e idealizadora do projeto, explicou que a sala foi pensada visando à qualidade de vida do servidor. “O sistema penitenciário é um local onde os trabalhadores vivem sob muita pressão, e a sala de descompressão veio justamente pensando em tirar esse servidor em alguns momentos dessa pressão. Então, aqui ele tem a possibilidade de vir, de fazer uma massagem, de ouvir um som ambiente que o tire dessa pressão, desse estresse e, assim, pode voltar ao seu posto de trabalho se sentindo melhor”.
Para o policial penal Lucenildo Braga, o novo espaço criado na unidade tem grande importância para quem trabalha no ambiente prisional: “A nossa rotina aqui é muito pesada. A gente passa o dia se movimentando, fazendo movimentação de apenados e poder ter o nosso ambiente aqui com hora de descanso é muito importante”.
O diretor da Unidade Penitenciária de Senador Guiomard, Maycon Mendonça de Mesquita, diz que se sente muito feliz com a entrega da sala. “Quando nós chegamos aqui na unidade o projeto estava apenas no papel, e ver hoje a sala sendo entregue é motivo de grande alegria para mim. Essa sala veio como uma ferramenta para ajudar aquele companheiro de trabalho, seja ele do corpo administrativo, técnico ou policial penal, que durante o dia faz o seu trabalho aqui, faça chuva ou faça sol, e agora ele tem um ambiente para carregar as baterias. Então, nós temos muito a agradecer à gestão do Iapen e a toda a equipe técnica que fez isso acontecer. Nós estamos aqui felizes e agraciados pela entrega da sala e queremos agradecer a todos”, finalizou o diretor.
Fonte agencia.ac.gov.br