Viajar para a fronteira do Acre e Peru para realizar um turismo fotográfico é a proposta do fotógrafo e presidente do Instituto Acreano de Imagens (IAI), Marcos Vicentti.
Com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação e da Prefeitura de Rio Branco, Vicentti viajará com mais dois fotógrafos – Lucinha Ferreira e Ricardo Melo – para o Vale do Juruá.
A expedição terá como base Cruzeiro do Sul e passará por sete pontos, entre eles a Serra do Divisor, a Cachoeira da Formosa e o Igarapé do Amor, e se encerra na Foz do Breu. A saída será dia 11 e se estende até 28 deste mês.
Nos 17 dias, o objetivo é realizar um turismo com foco de fotografar o cotidiano das pessoas, os locais, a culinária e a natureza. A viagem será toda por meio fluvial, e o resultado, apresentado em uma exposição e um livro.
Para a secretária de Estado de Comunicação, Andréa Zílio, a fotografia é uma forma de revelar o Acre para o estado e para o mundo.
“Essa é uma maneira de apresentar o estado para os próprios acreanos. E vai além, pois essas imagens rodam o mundo. Falar de turismo é preciso, e o que temos precisa ser lapidado. Esse é o trabalho que esses fotógrafos propõem nos oferecer”, ressalta.
O Instituto Acreano de Imagens já realizou diversas atividades que proporcionam o turismo interno no estado, como o projeto “Conhecendo o Entorno de Rio Branco”, que levou dezenas de pessoas para fotografar o Parque da Maternidade, a trilha do Amapá, o Centro Histórico Quixadá, o Horto Florestal e o Parque Chico Mendes. Além disso, já realizou City Tour em Rio Branco e Juruá.
Por Márcia Moreira