Com expectativa de venda de mais de 15 toneladas de peixes, teve início, na manhã desta terça-feira, 26, a VI Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima.
Com expectativa de venda de mais de 15 toneladas de peixes, teve início, na manhã desta terça-feira, 26, a VI Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima. O evento, como parte das atividades da Semana Santa, conta com o apoio do SEBRAE e do SENAR sob a coordenação da Secretaria Municipal de Produção. A abertura aconteceu na Praça São Sebastiao e contou com a presença de alunos, produtores rurais, autoridades locais e da região, vereador, secretários municipais e representes de órgãos do Governo do Acre.
A feira trouxe uma novidade para esta edição, o concurso de contos Histórias de Pescador. Participaram do concurso alunos matriculados na rede Municipal de Ensino que sob a orientação dos professores contaram histórias de pescador conhecidas dos pais e avós. O campeão foi o aluno Alef Fabiano Nascimento, da Escola Joaquim Generoso de Oliveira. A narrativa foi sobre a lenda do batedor, conhecida por muitos pescadores que cultuam esta crença e não ousam em desafiar esta entidade das florestas e rios da Amazônia.
Há três anos que a Feira do Peixe presta homenagem a um cidadão que tinha a pescaria como uma atividade econômica e, este ano, o homenageado foi Antônio Océlio da Silva, que nasceu na comunidade Belo Monte, em Mâncio Lima, no dia 18 de setembro de 1954 e, no dia 11 de outubro de 2017 veio a óbito. Océlio foi um dos pescadores mais conhecidos da região, além de exercer a profissão de funcionário público. A abertura homenageou ainda a Secretária de Produção Alana Souza, Prefeito Isaac Lima e a Vice-prefeita Ângela Valente.
A VI Feira do Peixe de Mâncio Lima, que vai do dia 26 ao dia 28 de março, já se consolidou como um importante espaço de negócios e de geração de renda para os feirantes, piscicultores e artesãos. Este ano participam 15 piscicultores, 15 feirantes da agricultura familiar e três artesãos. Centenas de pessoas prestigiaram o evento e circularam nos espaços de vendas e exposição. Os preços do pescado variam de R$ 18 a R$ 30 o quilo, com peixes tipo pintado, matrinxâ, piau, tambaqui, pirapitinga, curimatâ e tilápia.
Por Assessoria