Com presença do govenador Tião Viana e do secretário de Saúde Armando Melo foi inaugurada nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul a primeira clínica de oncologia do Vale do Juruá, a Onco Juruá. A clínica atenderá uma região com população de cerca de 250 mil pessoas abrangendo todo o entorno de Cruzeiro do Sul e parte do Sul do Amazonas. A clínica é uma parceria público-privada e representa, segundo o governador, “uma virada na página da história da saúde no Vale do Juruá”.
O diretor-técnico da clínica, médico oncologista Antônio Vendette, conta que cerca de 40% da população com câncer, em tratamento ou controle laboratorial em Rio Branco, são da região do Juruá. A Onco Juruá, assim que iniciar o atendimento em novembro ou dezembro, poderá atender a todos, que somam mais de 1.500 pessoas e fazer cerca de 400 aplicações de quimioterápicos por mês.
Vendette tem vasta experiência, ajudou a montar o Unacon na capital e aceitou o “desafio” – segundo disse – que o governador Tião Viana lhe fez de montar uma clínica no Juruá, onde investiu R$ 500 mil.
Além de Vendette, a clínica conta ainda com mais três oncologistas e um médico onco-hematologista, e uma especializada equipe de enfermagem.
“Como o diagnóstico precoce é umfator muito determinante paraa cura do paciente acho que a clínica vai somar muito mais na sobrevida dos pacientes que residemno Juruá” – disse Vendette.
A Onco Juruá – segundo explica Vendette – não é apenas uma clínica de quimioterapia, mas sim uma sinalização para um novo projeto. Ele conta que já existe uma discussão paralela com gestores e outros grupos para que em Cruzeiro do Sul seja fundada uma unidade de alta complexidade, como a de Rio Branco, não apenas baseada na oncologia, mas também com cirurgias oncológicas e com radioterapia.
A implantação também da radioterapia em Cruzeiro do Sul já está garantida. O deputado federal César Messias anunciou que destinou recursos no Orçamento Geral da União através de emenda para comprar duas bombas de cobalto, uma para Rio Branco e outra para o Juruá. Além disto, Messias também colocou uma emenda no valor de R$ 1 milhão para climatizar todo o Hospital do Juruá e outra no mesmo valor para recuperar o Hospital Dermatológico.
Estiveram presentes ao ato o deputado federal Léo de Brito, deputados estaduais Jonas Lima e Josa da Farmácia, vereadores Valdemir Neto e Marronzinho e a viúva, Bete Cameli, e muitos familiares do falecido ex-governador Orleir Cameli.
O ex-governador foi homenageado; a clínica leva seu nome por ter sido um dos grandes incentivadores para sua implantação. Quando Cameli estava em tratamento do câncer – que o vitimou – em Rio Branco ficou impressionado com a alta incidência da doença na região do Juruá, ocasião em que pediu ao governador Tião Viana que o tratamento fosse trazido para Cruzeiro do Sul.
Por Flaviano Schneider