Cruzeiro do Sul, AC, 24 de novembro de 2024 18:33

Implantação do protocolo de cirurgia segura é tema de capacitação para servidores da Fundhacre

Compartilhe

Por  

A Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente, durante os dias 20 e 21 deste mês, realizou uma capacitação de implantação do protocolo de cirurgia segura.

A capacitação, com público-alvo formado por enfermeiros e técnicos de enfermagem do centro cirúrgico da Fundhacre, tem como intuito a garantia de segurança do paciente durante toda e qualquer intervenção cirúrgica.

De acordo com Warcron Neves, chefe do Centro Cirúrgico da Fundhacre, a capacitação é também uma exigência do Ministério da Saúde. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

De acordo com Warcron Neves, chefe do Centro Cirúrgico da Fundhacre, a capacitação é também uma exigência do Ministério da Saúde. “Além de estarmos seguindo as normas ministeriais, estamos garantindo que todos os pacientes da Fundação possam, de fato, ter a garantia de uma cirurgia segura e isenta de riscos”, afirma.

Atualmente, o centro cirúrgico da Fundhacre conta com mais de 30 enfermeiros e técnicos de enfermagem. Dessa forma, o protocolo de cirurgia segura determina as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica.

Durante 2 dias, o evento tem como temática principal a aplicabilidade do check list que é um documento de cirurgia segura que consiste em 3 etapas como; entrada sendo antes da indução anestésica, pausa antes da incisão e saída antes de o paciente deixar o centro cirúrgico.

Capacitação tem como publico-alvo, enfermeiros e técnicos de enfermagem do centro cirúrgico da Fundhacre. Foto: Gleison Luz

Vanessa Lima, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da Fundhacre destaca a importância da capacitação: “A cirurgia segura é um dos protocolos assistenciais de responsabilidade do Núcleo de Segurança do Paciente. Esse evento é de fundamental importância já que iremos implantar em todos os procedimentos cirúrgicos, realizados no hospital”.

Fonte agencia.ac.gov.br