O prefeito de Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro recepcionou na manhã desta segunda-feira (06) o Comandante do 9º Distrito Naval da Amazônia, Almirante Luiz Hecht e o Capitão de Mar e Guerra e dos Portos da Amazônia Ocidental Welliton Lopes dos Anjos, que chegaram no município para acompanhar os atendimentos realizados na região pelo Navio Drº Montenegro desde o mês de janeiro.
De acordo com o Almirante Luiz Hecht, as ações já superaram as expectativas. Segundo ele, desde que o navio saiu de Manaus já atendeu mais de 45 comunidades ribeirinhas ao longo do rio, somente na 1ª etapa da operação em Cruzeiro do Sul, além das outras que ainda devem receber os serviços em Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.
“Já são três comunidades atendidas a mais do que os números do ano passado, e ainda não iniciamos a segunda etapa, então iremos ampliar o número de localidades esse ano. Já atendemos mais de 6.700 pacientes no Acre, além das demais atendidas na parte do médio Juruá, no estado do Amazonas, já soma até o momento mais de 7.900 pessoas”, relatou.
O prefeito Ilderlei Cordeiro ressaltou que a Marinha chegou em um momento oportuno,quando o Rio Juruá atingiu a maior marca já registrada na história. Na manhã de hoje, foi realizado um atendimento de saúde voltado para moradores dos bairros do Remanso, Várzea e Miritizal. As ações foram realizadas no Porto Fluvial do Estado, local onde o navio Drº Montenegro está ancorado. Durante todo o dia foram oferecidos atendimentos médicos e odontológicos, realização de testes rápidos, vacinação e distribuição de medicamentos por profissionais da marinha e da prefeitura.
“Quero agradecer a Marinha do Brasil, ao Governo Federal, ao almirante que veio aqui prestigiar o trabalho da equipe que eles enviaram desde janeiro, e chegou em nossa cidade em um momento muito importante, quando o Rio Juruá registrou a maior marca da história, e com essa parceria nos ajudou nesses atendimentos médicos, agradeço também a presença de Dona Beatriz Cameli e do seu filho Linker Cameli, viúva e filho do ex-governador Orleir Cameli, que foi o idealizador desse projeto do navio e o construiu durante sua gestão. A Secretaria Municipal de Saúde deu um apoio, e junto com o governo do estado deu para oferecer um atendimento para a população da nossa querida Cruzeiro do Sul, não só aos ribeirinhos, mais também em diversos ramais e vilas”, finalizou o prefeito.
Por Assessoria