O Projeto “Quebrando o Silêncio”, da Igreja Adventista do Sétimo Dia da Avenida 25 de Agosto, realizou na manhã deste sábado (27) uma campanha de conscientização para alertar os fieis e a comunidade para o problema do alcoolismo que causa tantos danos às famílias no Brasil e no Mundo. A simulação de um acidente de trânsito, com a participação de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a distribuição de folders informativos e uma revista sobre a campanha “ Não Deixe o Álcool Arruinar a Vida de Quem Você Ama!” marcaram as atividades desenvolvidas.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia da Avenida 25 de Agosto é uma das 18 que formam o Distrito que abrange os municípios de Cruzeiro do Sul, Guajará e Mâncio Lima tem cerca de 1.700 fieis e como responsável o Pastor Distrital Raimundo de Oliveira. A Igreja, que está implantada em 219 países, tem mais de 17 milhões de fieis e está no Brasil há mais de 80 anos e em Cruzeiro do Sul há mais de 40. A pedra fundamental de seu trabalho é mostrar Cristo e a salvação na pessoa de Jesus, através da evangelização e trabalhos sociais para melhorar a vida da comunidade, afirma o ancião Muniz Verçosa.
“ Neste ano o tema da campanha é: “Um gole que faz a diferença”. Considerando inofensivo, o álcool é uma das portas de entrada para o consumo de outras drogas e a violência doméstica. Por isso, o alcoolismo causa muitos danos à população do Brasil e do mundo. Os acidentes de trânsito tem como causa principal o uso irresponsável de bebida alcoólica. Realizamos essa simulação de um acidente para conscientizar os condutores de veículos e também os pedestres da necessidade de todos terem melhor comportamento para evitar os inúmeros problemas causados por condutores que ainda dirigem seus veículos sob efeito de álcool. Muitas famílias perdem seus entes queridos por conta de imprudências que podem ser evitadas”, disse Muniz Verçosa.
O ancião afirma ainda que a Igreja reúne seus fieis no Sábado – o dia Santo e Santificado do Senhor – seguindo o exemplo de Jesus que saia pregando, curando e visitando as sinagogas. “ Os adventistas procuram seguir esse exemplo deixado por Jesus. Santificamos o sábado para realizar serviços sociais, para ajudar o nosso próximo e nesta data, em toda Divisão Sul Americana, que engloba nove países, a Igreja Adventista do Sétimo, realiza essa campanha “ Quebrando o Silêncio” , que neste ano trabalha o tema do uso indevido de álcool pela comunidade que sofre muito com as consequências”, disse.
Francimar Alves da Silva, diretor dos desbravadores da Igreja Adventista, destaca a participação do grupo de jovens Desbravadores, que realiza um trabalho para que os jovens não se envolvam com uso de bebidas alcoólicas e outras drogas. “ São sete clubes nas igrejas que trabalham a parte mental, física e espiritual dos jovens. Quebrando o silêncio é uma atividade que a Igreja realiza todos os anos com o objetivo de orientar e alertar para que eles possam conviver em harmonia na sociedade. O uso de bebidas alcoólicas é muito prejudicial à juventude que precisa ter uma vida mais saudável”, disse.
O ancião Cláudio Antônio, diretor de jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia da Avenida 25 de Agosto e do Distrito do Juruá, destaca que a juventude sempre está presente nas programações porque é o principal alvo de vícios como o álcool. “ Através dos projetos da igreja, a exemplo do Quebrando o Silêncio, que a cada ano tem um tema diferente o jovem se prepara para dizer não a este tipo de vício, além de outros. A juventude, com o exemplo da Igreja, consegue se livrar dos vícios e também participar do trabalho evangelizador”, disse.
Presentes na campanha de forma voluntária os jovens do grupo Desbravadores distribuíram folders. Bruno Tavares, ressalta que o trabalho com jovens busca um modo diferente de comportamento e de boas práticas na comunidade. “ Não frequentamos festas e não ingerimos bebida alcoólica, seguindo a orientação dos pastores e anciãos. Com isso nos preparamos para estar alerta para algumas coisas que são usadas normalmente pelos jovens e prejudicam sua saúde. Com os ensinamentos procuramos nos livrar dos vícios que afetam a juventude”, disse a jovem liderança da Igreja.
Nilciane Almeida ressalta que os jovens da igreja também contribuem com o trabalho de informar sobre os problemas causados pelo álcool à comunidade. “ Estamos passando essa mensagem de que o álcool prejudica muito uma pessoa. Se olhamos, na maior parte dos acidentes com automóveis, os condutores estão alcoolizados”, disse. Tainá Santos, outra jovem, mostra sua satisfação de contribuir com o trabalho. “ É preciso a sociedade se conscientizar dos perigos causados pelo álcool. No Trânsito muitos perdem suas vidas e nossa Igreja orienta os jovens a se livrarem dos vícios que prejudicam a vida”, disse.
Por Costa