Cruzeiro do Sul, AC, 27 de novembro de 2024 19:28

IFAC, EM PARCERIA, COM A PREFEITURA DE TARAUACÁ ENTREGA CERTIFICAÇÃO DO PRONATEC NA ALDEIA PINUYA

Compartilhe
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

O Instituto Federal do Acre – IFAC, em parceria, com a Prefeitura de Tarauacá entregou na tarde desta quinta-feira (26) na Comunidade Indígena Pinuya, a certificação de 20 alunos do curso de Artesão de Artigos Indígenas, visando resgatar tradições e impulsionar a geração de renda.

A turma do Pronatec na aldeia foi articulada numa parceria do Instituto Federal com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, A Prefeitura de Tarauacá, Fundação Nacional do Índio – FUNAI, a Organização do Professores Indígenas do Acre – OPIAC, Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre – AMAAIAC e o Núcleo de Estudo Afro-brasileiro e Indígena – NEABI do IFAC dos campi de Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

“Este ano tivemos algumas experiências na promoção de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC nas aldeias. Estou muito feliz, pos acompanhei desde o início todo o processo da vinda do curso para Aldeia Pinuya, com a ajuda dos nossos alunos e parceiros, hoje me sinto satisfeita e pronta para aprimorar”,contou a diretora geral do Campus de Tarauacá substituta, Dayana Araújo.

De forma sintética, o prefeito Rodrigo Damasceno enfatizou a nova realidade do município em relação aos avanços conquistados na gestão e disse que os avanços proporcionaram uma demanda em relação à qualificação dos jovens, que buscam diariamente ocupar uma vaga no mercado de trabalho, relacionando ainda a inclusão na qualificação dos indígenas. “Gostaria de ressaltar a importância desse evento porque não só em Tarauacá, mas no mundo inteiro existe uma dificuldade para o acesso ao mercado de trabalho, e só existe duas formas de vocês jovens disputarem essas vagas, que é através da educação, com o acesso à universidade ou então com a qualificação profissionalizante, por meio dos cursos do PRONATEC, que chegam em boa hora ao nosso município. A Prefeitura de Tarauacá sempre foi parceira na vinda de cursos profissionalizantes para os Taraucaenses,desta vez,  vale ressaltar os benefícios aos indígenas, com o intuito, de reconhecer e valorizar cada vez mais a cultura Huni Kuin”, disse Rodrigo Damasceno.

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Representando os formandos, a aluna Lenira Silva, 35 anos, falou que esta foi a primeira iniciativa do PRONATEC na comunidade e que os resultados foram excelentes.  Em resposta as ações, ao final das certificações na aldeia, a comunidade presenteou os gestores e equipes com um canto-dança de gratidão e ofereceram pinturas corporais com seus kenês (desenhos).

A reitora do IFAC, Profª Rosana Cavalcante dos Santos, enfatizou. “Estamos encantados e ainda mais compromissados com esse povo verdadeiro, como o próprio nome Huni Hui já diz. Essa idéia de oferecer qualificação aos indígenas, com o apoio dos nossos parceiros. Simboliza o ensino público, gratuito e acima de tudo de qualidade”, disse.

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Participaram da solenidade, o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, a magnífica reitora do IFAC, Rosana Cavalcante, a diretora geral do Campus de Tarauacá SUBSTITUTA, Dayana Araújo, o representante do MEC e conselheiro superior do IFAC, Rafael Almada, a coordenadora geral do PONATEC pelo IFAC, Profª. Danielle Jacob, o chefe da divisão técnica e coordenador regional da Fundação Nacional do Índio, Luiz Valdenir, a coordenadora adjunta PONATEC Indígena, Alcilene Oliveira, o cacique da aldeia Pinuya, Assis Kaxinawá, o vereador Cacique Nasso Kaxinawá e a coordenadora adjunta PRONATEC Vale do Juruá, Geyse Rakel.

Por Assessoria