Cruzeiro do Sul, AC, 21 de novembro de 2024 11:57

Ieptec promove a 1ª Feira das Profissões envolvendo alunas do programa Mulheres Mil de Rio Branco

Compartilhe

Por

O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), por meio do Centro Campos Pereira e da Escola Maria Moreira, promoveu na quarta-feira, 19, em Rio Branco, a “Feira das Profissões: Desvendando o Mundo do Trabalho”.

Foi a primeira feira do segmento realizada pelo Ieptec e aconteceu no pátio da escola Campos Pereira. Foto: Ascom/Ieptec

A proposta do evento foi destacar as ações desenvolvidas pelo Ieptec envolvendo o Programa Mulheres Mil, com foco na aprendizagem prática das alunas dos cursos de Operador de Caixa, Frentista, Promotor de Vendas e Cuidador de Idosos.

Feira incluiu estandes expondo as profissões dos cursos e suas peculiaridades, além de apresentações e atividades interativas. Foto: Ascom/Ieptec

O ambiente de aprendizagem proporcionou às recém-concludentes dos cursos a oportunidade de aplicar os conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo das capacitações. “A feira é a culminância daquilo que elas aprenderam e produziram de melhor em sala de aula e nas aulas práticas”, explicou o coordenador do Campos Pereira, Aires Pergentino.

Estudantes da Usina de Arte, centro da Rede Ieptec, visitaram a feira. Foto: Ascom/Ieptec

Por meio de simulações, apresentações e interações com profissionais, as alunas demonstraram o que aprenderam durante o curso, consolidando, assim, sua autoconfiança e preparo para o mercado de trabalho.

Sebrae/AC apresentou a palestra “Mulheres Empreendedoras: a importância da escolha profissional”. Foto: Ascom/Ieptec

Léia Araújo concluiu o curso de Operador de Caixa e relatou o que achou da formação: “Eu gostei muito porque é difícil ter um curso de graça e esse curso abriu minha mente para voltar a estudar e agora eu vou em frente, vou continuar estudando”.

Turma do curso de Operador de Caixa interagiu com os visitantes e simulou o atendimento a clientes utilizando um caixa de supermercado. Foto: Ascom/Ieptec

Filenir Mascarenhas concluiu o curso de Cuidador de Idosos e falou sobre o ofício que escolheu exercer: “É uma das profissões do futuro, porque a população está envelhecendo e temos que levar em conta a fragilidade que o idoso tem. Estamos encerrando um curso maravilhoso”.

Turma do curso de Cuidador de Idosos teve um excelente desempenho durante a formação, com 100% de aproveitamento nas atividades. Foto: Ascom/Ieptec

Sobre o Mulheres Mil: “Veio para ajudar aquelas mulheres que realmente necessitam dessa oportunidade, porque lá atrás não tiveram. Então, esse é o momento delas se apropriarem desse conhecimento”, disse uma das coordenadoras do programa no Acre, Kattiucia Souza.

Feira também foi visitada por crianças, que aprenderam sobre as profissões. Foto: Ascom/Ieptec

A Secretaria da Mulher (Semulher), principal parceira do Ieptec no Mulheres Mil, e a Secretaria de Educação (SEE) marcaram presença na feira. “É uma alegria estarmos aqui. O papel da Semulher no programa foi fazer a triagem das mulheres para captar alunas para os cursos”, disse a representante da pasta, Vanessa Areal. “A inovação e a tecnologia chegaram nas nossas escolas, e nós, da SEE, nos sentimos honrados em estar aqui hoje”, falou Jocilei Silva, chefe do Núcleo de Incentivo ao Conhecimento da SEE.

SEE levou os óculos de Realidade Virtual. Foto: Ascom/Ieptec

O presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, comentou sobre a relevância da realização de ações voltadas ao público feminino: “As mulheres estão sempre em primeiro lugar, pois elas merecem todo o nosso esforço. É maravilhoso ver o tanto que elas aprenderam e agora estão repassando esse conhecimento aqui na feira”.

Cuidados com a saúde da mulher também foi tema na feira. Foto: Ascom/Ieptec

O gestor do Ieptec agradeceu ao governo do Estado e parceiros pelo apoio para a realização das ações do Mulheres Mil no Acre, por meio do Ieptec: “Tudo isso só está sendo possível graças ao empenho do Estado, que trouxe o Mulheres Mil para o Acre, um programa que está beneficiando cerca de 1.200 mulheres”.

Fonte agencia.ac.gov.br