Por Lygia Gomes
O Seminário do Novo Ensino Médio “Seja Protagonista”, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), realizado de 10 a 12 de setembro na Escola Armando Nogueira, em Rio Branco, contou com a participação do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) no segundo dia de evento.
O Ieptec atua no Novo Ensino Médio por meio do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP), em parceria com a SEE, na oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional de diferentes trilhas, como saúde, produção cultural, logística, construção civil, paisagismo, veterinária e rádio e televisão.
Todos os trabalhos apresentados pelo Ieptec envolveram um produto muito consumido no estado, a macaxeira. As atividades foram desenvolvidas pelas equipes e alunos das unidades do Ieptec na capital: a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira, os centros Roberval Cardoso, Usina de Arte, Campos Pereira e Gastronomia.
O seminário tem o objetivo de compartilhar as boas práticas no Novo Ensino Médio, e o universo de possibilidades do mundo do trabalho com a formação técnica e profissional na educação básica ofertada pelo Ieptec é uma delas. De acordo com a coordenadora estadual do Ensino Médio da SEE, Danielly Matos, “o Ieptec tem uma expertise muito grande, um catálogo de cursos que interessa cada vez mais os estudantes, e a procura pelos cursos só aumenta”.
O presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, ressalta o papel do instituto em oportunidades como essa: “É mais uma chance de mostrarmos a potência que o Ieptec está se tornando, uma instituição que oferece o que há de melhor em educação profissional e técnica para os estudantes do ensino médio do nosso estado”.
Segundo o chefe do Departamento Pedagógico e Curricular do Ieptec, Weyder Oliveira, “foi muito importante a participação do instituto no seminário, já que somos a autarquia do governo do Estado responsável por fomentar a educação profissional no Acre. Essa apresentação vai servir como vitrine para os alunos escolherem os cursos que o Ieptec vai executar a partir de 2025”.
“O Ieptec é o parceiro que tem o maior número de estudantes, hoje, na nossa rede, tanto em cursos de qualificação quanto de formação técnica. Então, é um parceiro sem o qual a gente não poderia estar realizando a oferta do itinerário técnico de formação técnica e profissional”, complementou a coordenadora do Ensino Médio da SEE, Danielly Matos.
Fonte agencia.ac.gov.br