Por Lygia Gomes
Em pouco mais de quatro meses da atual gestão do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), são muitos os avanços na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Acre. Para garantir que o crescimento continue, uma comitiva da autarquia esteve com parlamentares em Brasília, de 8 a 10 de maio.
Compondo a equipe, estavam o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, diretores de Ensino, Planejamento e Desenvolvimento, Mara Lima, Atnilson Lima e Aldenice Ferreira.
As agendas, que ocorreram no Congresso Nacional, onde a comitiva foi recebida por deputados e senadores acreanos, cumpriram o propósito de buscar recursos para viabilização de projetos. “As visitas atingiram seus objetivos, fomos muito bem recebidos em todos os gabinetes. Nossos projetos foram bem aceitos e conseguimos realizar tudo o que planejamos”, comemorou Alírio.
Os projetos contemplam a oferta de cursos profissionalizantes direcionados, principalmente a pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, e ao público em privação de liberdade. Há projetos também para aquisição de laboratórios móveis nas áreas da saúde, beleza e estética, gastronomia e de turismo.
“Consideramos essas agendas um grande avanço. Apresentamos 10 projetos e, com eles, acreditamos que o Ieptec vai alavancar, mais ainda, a educação profissional no estado, pois teremos subsídios suficientes para chegar até a população que mais precisa das nossas capacitações”, disse Mara Lima.
A elaboração dos projetos foi alinhada ao atual Plano de Governo, que prioriza a geração de emprego e renda. Para tanto, o Ieptec realizou uma pesquisa de mercado para garantir que os cursos oferecidos estejam em consonância com o que o mercado de trabalho acreano necessita.
Fonte agencia.ac.gov.br