Por Fabiana Matos
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) iniciou, na manhã desta quarta-feira, 23, no auditório do órgão, a capacitação em Novas Metodologias para Educação e Comunicação em Saúde Animal, que integra o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O curso é direcionada a médicos veterinários e técnicos do Idaf, que atuarão em ações educativas nas escolas públicas, em reuniões com produtores rurais e em atividades de divulgação por meio de mídias.

Além de promover um maior engajamento com a comunidade, a capacitação também visa garantir que as informações sobre as ações do Idaf cheguem de forma clara e acessível, formando multiplicadores e facilitando a compreensão dos objetivos e benefícios de cada programa.
“A expectativa é que, por meio da capacitação, seja possível estabelecer um diálogo mais próximo entre o Idaf e as comunidades atendidas e criando um ambiente propício para o desenvolvimento de ações mais eficazes sobre defesa agropecuária”, explica Alan Palú, chefe do Departamento Tático Animal do Idaf.
Durante dois dias, os participantes serão instruídos sobre práticas de como adaptar a linguagem técnica para o público infantojuvenil, desenvolver materiais pedagógicos e utilizar metodologias interativas que favoreçam o aprendizado em sala de aula. A formação também incluiu oficinas sobre comunicação pública, dinâmicas educativas e metodologias participativas para tornar as palestras mais envolventes.

Para Gustavo Ferreira, chefe da Divisão de Defesa Agropecuária do Mapa, o Idaf desempenha um papel fundamental, que tem se destacado nos últimos anos com programas bem-sucedidos. “O Idaf tem envolvido a sociedade de maneira ampla, atingindo principalmente o produtor rural, demonstrando seu potencial, e tem recebido em troca uma colaboração significativa, que é exatamente o que o Mapa espera dos órgãos de defesa agropecuária.”
Segundo Sandro Augusto, médico veterinário da unidade de Porto Acre, o objetivo principal da capacitação é fortalecer a comunicação institucional e disseminar as ações desenvolvidas pelo Idaf. “Estou aqui para ampliar meus conhecimentos e poder repassar, de maneira didática e acessível, informações importantes para um público mais amplo, por meio de ações educativas que fazem toda a diferença nas comunidades dos municípios.”

Com o reforço na capacitação da equipe, o instituto pretende expandir o alcance do projeto Idaf na Escola e Sanitarista Mirim em 2025, beneficiando um número ainda maior de escolas, especialmente nas zonas rurais, onde muitos estudantes têm ligação direta com a produção agropecuária.
Fonte agencia.ac.gov.br