O Núcleo de Atenção à Família (NAF) do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) funciona com o intuito de mediar a interação entre as famílias e os privados de liberdade, garantindo todos os direitos previstos na legislação brasileira. O espaço oferece atendimento às famílias, tais como auxílio no processo de visita de crianças e adolescentes, processo de visita religiosa, processos de reconhecimento de paternidade e declaração de registros de nascimento de filhos de reclusos e emissões de certidões e documentos pessoais, além de viabilizar a assistência material, à saúde, educacional, que podem ser solicitadas pelos próprios apenados na unidade, mas também pela família, por meio do NAF.
A chefe da Divisão de Assistência Social e Atenção à Família do Iapen, Cláudia Costa, ressalta essa mediação que é feita pelo Núcleo entre os familiares e detentos: “Por meio do NAF é que nós temos essa aproximação entre os familiares e os homens e mulheres em situação de prisão. O NAF funciona como mediador entre os dois sujeitos. Nós temos núcleos de atenção à família também em todo o interior do estado, onde nós temos estabelecimentos prisionais, e também no município de Feijó”.
F. C., familiar de um detento, aprova o atendimento que é oferecido no local: “Nunca fui mal atendida. É uma ponte para chegar até o nosso filho, até o nosso familiar lá de dentro, porque é a partir daqui que a gente chega até lá, que a gente consegue as coisas pra eles”.
R. M. ressalta que o NAF é importante para as famílias, pois auxilia em muitas das necessidades que eles têm: “A gente chega aqui e é atendida o mais rápido possível. Por mais que sejamos família de preso, eles nos respeitam, procuram tirar todas as dúvidas. Eu acho ótimo. A gente também se sente até mais seguro, né, ver assim que a gente sabe mais informações deles lá dentro”.
O NAF em Rio Branco funciona no Polo Moveleiro, na Rua das Acácias, de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30. O Núcleo de Atenção à Família também está presente em todos os municípios que têm estabelecimentos penitenciários. Todas essas informações e outros atendimentos também podem ser buscados pelo WhatsApp, no número 68 99997-9390 e no site do Iapen.
Fonte agencia.ac.gov.br