Durante quinze dias, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) realizou três cursos de qualificação em Cruzeiro do Sul. Os agentes penitenciários receberam treinamentos de manuseio de armas, intervenções e imobilizações em momentos de crise.
O treinamento tem como principal objetivo capacitar os agentes penitenciários para o desenvolvimento das atividades de segurança nas dependências das unidades penitenciárias. Ao todo, 26 agentes que atuam na unidade penitenciária Manoel Nery, em Cruzeiro do Sul, e Moacir Prado, em Tarauacá, participaram das capacitações.
“Esses agentes penitenciários receberam treinamentos de manuseio com armas, intervenções e imobilizações em situações de crise, pois essas técnicas auxiliam na segurança do próprio agente e também do detento”, explicou o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel.
O curso é realizado pelo corpo de instrutores da área de segurança da Escola de Administração Penitenciária (EAP), todos capacitados pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (Dipoe), da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe/DF), sendo que cinco deles são credenciados pela Polícia Federal.