Cruzeiro do Sul, AC, 24 de novembro de 2024 00:23

Hospital do Juruá recebe aparelho de ressonância magnética

Compartilhe

Por Assessoria de Comunicação

Nesta quarta-feira, 29, o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul  celebrou a chegada de um aparelho do 1° aparelho de ressonância magnética da rede pública marcando um avanço no acesso à saúde de alta complexidade na região. A entrega feita pelo governador Gladson Cameli, contou com a presença do Prefeito Zequinha Lima, do deputado estadual Eduardo Ribeiro e deputado Federal Zezinho Barbary, demonstrando a forte parceria entre o governo estadual, a prefeitura e as  bancadas estadual e federal.

A conquista marca também, o sucesso da parceria entre estado e Prefeitura de Cruzeiro do Sul, cujas ações coordenadas têm resultado em economia de recursos e ampliação do acesso da população à saúde.  O secretário Pedro Pascoal destacou a importância do novo equipamento para a melhoria do atendimento no hospital. “É realmente uma vitória para a população do Vale do Juruá. Este aparelho é uma peça-chave para humanizar e melhorar a qualidade do atendimento médico na região, permitindo diagnósticos mais rápidos e precisos, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras cidades,” explicou.

Implantar a ressonância magnética na região do Juruá é parte de uma estratégia ampla para reduzir custos com o Transporte Fora do Domicílio (TFD). O secretário destacou que a média de economia por paciente que antes era deslocado para a capital, Rio Branco, para realizar exames similares é de aproximadamente 12 mil reais. “Isso representa não só uma economia significativa para o Estado mas também menos stress e riscos para os pacientes,” afirmou Pascoal.

O governador Gladson Cameli ressaltou a redução do TFD como uma das maiores conquistas do novo equipamento. “Estamos colocando o estado de direito mais próximo da população, como mencionado pelo secretário Pedro, e confirmo, pois a união entre a bancada federal foi crucial. Com esses esforços combinados, conseguimos não apenas melhorar a qualidade da saúde, mas também otimizar os recursos financeiros do estado,” disse Cameli.

O Deputado Zezinho Barbary,  contribuiu com R$ 3,4 milhões em recursos para garantir o funcionamento aparelho, expressou sua satisfação em ver o projeto concretizado. “Estou muito feliz em poder contribuir para uma conquista tão importante. Este equipamento não só serve a Cruzeiro do Sul, mas também a municípios vizinhos, melhorando significativamente a infraestrutura de saúde em nossa região,” afirmou Barbary.

O Prefeito Zequinha Lima celebrou a parceria efetiva que tornou possível a aquisição do aparelho. “Este é um exemplo claro de como a colaboração entre o governo estadual e a prefeitura pode trazer benefícios duradouros para nossa comunidade. Estamos comprometidos em continuar trabalhando juntos para garantir que nossos cidadãos recebam o melhor atendimento possível,” citou o prefeito Zequinha Lima, que pontuou avanços a partir da parceria entre as gestões estadual e municipal em Cruzeiro do Sul.

” Nós que estamos no município esse é um investimento que todo mundo estava na expectativa que viesse que era a ressonância. Tínhamos até pensando em fazer um programa parecido com esse e depois que soubemos que o Estado estava providenciando resolvemos investir em outra área.

Então eu fico feliz porque as parcerias que temos estabelecido com o Governo do Estado, faz com que eles possam também investir em outras outras áreas. Nós temos aqui em Cruzeiro do Sul um trabalho feito também pela telemedicina e 100% desses pacientes que passam por lá são regulados pelo Estado.  Eram pessoas que iriam passar pelo TFD e fazer um tratamento fora de Cruzeiro do Sul.  Agora com a setes especialidades da Telemedicina que a gente tem, fizemos com que o Estado pudesse economizar mais de  600 TFDS em pouco mais de um ano. Tínhamos exemplos de pessoas em Cruzeiro do Sul que faziam TFD pra fazer um exame hormonal e nós identificamos isso através da parceria com a equipe de saúde do governo e instalamos aqui um laboratório pra fazer 30 tipos de exames hormonais, então isso ajuda o Estado a fazer investimentos em outras áreas”, conclui o prefeito Zequinha Lima.