Doar sangue é um ato de amor ao próximo. É compartilhar vida com outras pessoas. Com o intuito de conscientizar a população sobre o valor da doação, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) realizará captação externa, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no Via Verde Shopping.
O Hemóvel (ônibus do Hemoacre) estará no estacionamento do shopping das 8h às 12h e das 17h às 21h na sexta-feira, 13 e das 14h às 21h no sábado e domingo, 14 e 15 respectivamente.
De acordo com o gerente de Captação, José Maria, a ação ocorre em parceria também com a Universidade da Amazônia (Unama). “O objetivo da captação de doadores é sensibilizar e conscientizar as pessoas quanto à importância da doação de sangue e não apenas para assegurar a quantidade de doadores necessários. Ter o apoio de parceiros nos ajuda muito”, explica o gerente.
Ainda no mês de setembro, o Hemóvel estará na praça do município de Capixaba, das 8h às 16h. Nos dias 24 e 25 a comunidade acadêmica da Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao) receberá o ônibus, das 16h às 21h.
Já no dia 26 quem recebe a captação externa é o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), das 8h às 12h. No dia 28 de setembro é a vez do Solar das Acácias, das 8h às 12h.
O que é preciso para doar sangue?
- Pesar mais de 50 kg;
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal;
- Estar bem alimentado no dia da doação e nunca doar em jejum. Também é preciso evitar consumo de alimentos gordurosos nas três horas antes da doação. Caso seja após o almoço deve-se aguardar duas horas;
- Evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação;
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
- Não ingerir bebida alcoólica nas doze horas anteriores à doação;
- No dia da doação é necessário apresentar documento oficial com foto. Pode ser Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida pela classe.
Quem não pode doar?
- Pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os onze anos de idade;
- Mulheres grávidas ou lactantes;
- Pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas.
- Por: Hadassa Hid