Por Neide Santos
A equipe de 14 profissionais do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) vem atuando incessantemente para sensibilizar o público da Expoacre sobre a importância do ato de doar sangue para salvar vidas. No desafio de despertar o interesse da população sobre o tema em um evento com mais ênfase ao entretenimento, o Mascote Hemo (boneco fofinho na cor vermelha imitando uma forma de gota) tem sido um grande aliado, chamando a atenção de crianças e do público em geral sobre esse importante ato de cidadania.
O trabalho de sensibilização da equipe, composta por enfermeiros, técnicos, médicos e profissionais de apoio, é realizado de 18h às 22h, com esclarecimentos sobre requisitos básicos para doar sangue, como: pesar mais de 50 quilos, ter tido uma boa noite de sono, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, bem como ter tido uma alimentação saudável.
Após triagem do profissional em enfermagem, é feita a coleta do sangue para ser submetido a exame sorológico. Para atrair esse candidato a doador, conforme esclarece a coordenadora de captação do doadores, Ana Carolina Ramos, a equipe realiza panfletagem, abordagens junto ao público, com esclarecimentos gerais e, claro, tendo o mascote Hemo como o melhor aliado, pois envolve as crianças e, consequentemente, facilita atingir os adultos.
“Seguimos com o desafio de chamar a atenção sobre a importância de doar, para atrair novos voluntários, pois quem precisa de doação de sangue não pode esperar”, defendeu Ana Carolina Ramos.