Por Dayana Soares
O Pré-Enem Legal transmitiu, nesta quarta, 8, o último aulão via internet, no canal do YouTube da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE).
Foram duas horas de aula nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, com conteúdos que serão cobrados na segunda etapa das avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre no próximo domingo, 12.
“Esta foi uma oportunidade para os estudantes tirarem as principais dúvidas e relembrarem os conteúdos que foram estudados ao longo do ano”, ressaltou a coordenadora do preparatório e chefe da Divisão do Ensino Médio da SEE, Danielly Matos.
Durante o evento, várias escolas optaram por transmitir o ao vivo em telões. A Escola Jornalista Armando Nogueira também seguiu essa abordagem, permitindo que estudantes como Rafaela Thaumaturgo assistissem à transmissão e interagissem com os professores por meio de seus aparelhos celulares, utilizando o chat da live.
A jovem sonha em cursar Direito e conta que, durante o ano letivo, acompanhou todas as aulas. “Foi uma oportunidade que deram para a gente do terceiro ano que sonha em cursar uma boa faculdade”, aponta.
Na edição de 2023, o preparatório atendeu 2.802 estudantes da educação de jovens e adultos, 8.998 do ensino regular e campo e 5.126 pessoas da comunidade, totalizando 16.926 inscritos. Foram cerca de 640 videoaulas veiculadas pela TV (canal Amazon Sat) e plataforma midiaseeac.com.br. Além dos aulões presenciais itinerantes que percorreram os 22 municípios de Acre e atenderam todos os estudantes da terceira série do ensino médio da rede estadual.
O Pré-Enem Legal é um programa do governo do Estado do Acre, executado pela SEE, que oferece a estudantes da rede estadual e comunidade, curso preparatório gratuito para o Enem. Ao longo de 2023, um dos focos do preparatório foi o público formado por egressos da rede pública estadual do período da pandemia da Covid-19, ou seja, aqueles ex-estudantes que concluíram os estudos nessa época.
Todos os estudantes matriculados na terceira série da rede estadual foram incluídos automaticamente no programa que nesta edição teve como destaque a aquisição do Sistema Farias Brito, uma das organizações educacionais mais renomadas do país.
Isso proporcionou aos cursistas acesso a livros didáticos e a uma plataforma online com materiais digitais e acompanhamento personalizado por meio de login e senha. Os professores e equipes gestoras da rede estadual foram capacitados para se adaptar a esse novo sistema.
Aqueles que não conseguiram acompanhar a transmissão ao vivo ou desejam rever o conteúdo do aulão antes das provas podem acessá-lo no Canal do Youtube da SEE, onde a gravação da live está disponível para visualização.
Fonte agencia.ac.gov.br