Por Dilma Tavares
Durante reunião realizada nesta quinta-feira, 22, em Brasíliafoi solicitada prioridade na análise de projetos de abastecimento de água para municípios do interior do Acre propostos para inclusão no novo Programa de Aceleração do Crescimento – o Novo PAC -, a exemplo de Cruzeiro do Sul. O pedido foi feito pela diretora de Planejamento e Projetos do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), Daniela Tamwing, para a equipe do Ministério das Cidades.
O pedido foi feito para o coordenador-geral de repasses a empreendimentos de água e esgoto do Departamento de Repasses e Financiamentos da Secretaria Nacional de Saneamento daquele ministério, Gilson Pires. Na ocasião, a diretora entregou para Gilson cópia das propostas pleiteadas pelo Estado.
Daniela explicou a necessidade, detalhando a realidade do Acre, “um estado da região Amazônica, com municípios de difícil acesso e que precisa de recursos para avançar mais no abastecimento de água potável para a população”. A gestora lembrou que “o saneamento está relacionado totalmente com a saúde da população” e a importância da inclusão dos projetos no novo PAC “para que se possa avançar no atendimento às necessidades e prioridades do estado na área”.
Os municípios e os serviços
O governo está pleiteando recursos no novo PAC para melhorias no sistema de abastecimento de água dos seguintes municípios: Tarauacá, Santa Rosa do Purus, Porto Acre, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro, Capixaba, Jordão, Feijó, Senador Guiomard, Manoel Urbano, Xapuri e Assis Brasil. Entre as melhorias previstas, estão a construção de reservatórios, casa de bombas, estações de tratamento de água, elevatória, implantação de adutora de água bruta e adutora de água tratada.
Na reunião com Gilson Pires, foi detalhado o projeto de Cruzeiro do Sul, já que aquela coordenação trata de localidades com mais de 50 mil habitantes, caso do município. “Mas, continuamos na luta pelos projetos de todos os municípios abrangidos, pois significa ampliar o fornecimento de água tratada e, em consequência, de saúde para os moradores”, reforçou a diretora do Saneacre no encontro, em que também ficou acertada nova reunião, desta vez online e com a participação de outros órgãos do Estado envolvidos.
Também participaram do encontro desta quinta-feira a técnica Keyla Nunes, do Ministério das Cidades, e o técnico Wellington Castelo, da Diretoria de Relações Federativas da Secretaria de Planejamento do Acre – a representação do governo do Acre em Brasília. Na reunião, Wellington reforçou o apelo da diretora do Saneacre por recursos no novo PAC, inclusive “para permitir que o Acre possa avançar mais no seu desenvolvimento”.