Cruzeiro do Sul, AC, 27 de novembro de 2024 03:31

Governo realiza Projeto Cidadania no Juruá

Compartilhe
(Foto: Onofre Brito/Secom)

O governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPMulheres), realiza nos dias 20, 21 e 22 deste mês, em Cruzeiro do Sul, o Projeto Cidadania, com atendimento psicológico, jurídico e social, no Centro de Referência Vitória Régia, para mulheres em situação de violência doméstica.

Segundo Concita Maia, secretária de Políticas para Mulheres, esse projeto é uma forma de abraçar o Juruá e, em nome do governador Tião Viana e da vice-governadora Nazareth Araújo, trazer cidadania às mulheres nos locais mais distantes com uma proposta de inclusão mesmo àquelas que não têm acesso às políticas.

Atendimentos serão realizados durante três dias (Foto: Onofre Brito/Secom)

“Fizemos em Sena Madureira e estamos em Cruzeiro do Sul com nossa equipe, psicóloga, assistente social e com a parceria da Defensoria Pública em casos específicos”, disse ela

Rosalina de Oliveira Souza, coordenadora do Centro de Referência Vitória Régia, destacou a importância do Projeto Cidadania para as mulheres em situação de violência doméstica. “Este momento é de muita importância para as mulheres que passam por situação de violência doméstica. As mulheres, crianças e adolescentes precisam de atendimento psicológico, e nestes dias estaremos aqui prontos para ajudar, já que a carência nessa área é muito grande em nossa região.”

Equipe da SEPMulheres está em Cruzeiro do Sul realizando trabalho de orientação (Foto: Onofre Brito/Secom)

Para a coordenadora de Direitos Humanos da SEPMulheres, Joelda Paz, o projeto garante a cidadania das mulheres do Acre. “Estamos levando o atendimento e nos articulando com as demais instituições, como a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Delegacia de Polícia e a assistência social. Acolhemos as questões de mulheres desde a violência doméstica, pensão alimentícia e aposentadoria e encaminhamos para as instituições até serem resolvidas.”

Regina Claudia, assistente social da SEPMulheres, comentou sobre a importância do atendimento. “As mulheres do Juruá estão procurando atendimento. Muitas sentiram a necessidade de vir e falar sobre seus problemas. Ouvimos e identificamos o problema e agora vamos ajudá-las a solucionar”, disse.

Por Lúcia do Vale

Fonte agencia.ac.gov.br