Por Aline Querolaine
A espera por uma cirurgia oftalmológica se encerrou para Raimundo Lima, de 60 anos, morador do bairro São Vidal, no município de Mâncio Lima. “Agora vou poder assinar meu nome”, comemorou o paciente que não enxergava por conta de um problema de catarata na visão.
Dentre os inúmeros investimentos que a atual gestão governamental vem fazendo em Mâncio Lima, um deles é na saúde. Por isso, a ação do governo do Estado, mediante a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) beneficiou mais de 100 pacientes, no mutirão de cirurgias eletivas oftalmológicas que foram realizadas no Hospital Abel Pinheiro, em Mâncio Lima, nos dias 16 e 17.
“Essa é a 1ª edição do mutirão de cirurgias oftalmológicas que realizamos em Mâncio Lima, para atender uma demanda constante. Nosso objetivo é suprir a necessidade, por isso, vamos seguir trabalhando de maneira regular”, esclareceu o oftalmologista Eduardo Veloso.
O programa do governo estadual, também prevê estratégias para garantir equipes cirúrgicas completas e melhorar o fluxo de atendimento em todo o Acre . Cada município está estabelecendo as cirurgias prioritárias, de acordo com a realidade local.
Segundo a coordenadora regional da Sesacre, no Juruá, Diani Carvalho o objetivo da Sesacre no Juruá é manter as cirurgias eletivas em toda a regional. “A continuidade do mutirão de cirurgias é um compromisso do governo do Estado em oferecer dignidade às pessoas que há anos aguardam por uma intervenção cirúrgica na rede pública de Saúde”, pontuou.