Por Cássia Veras
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre) e da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), e em parceria com a Prefeitura de Manoel Urbano, realizou neste fim de semana o primeiro Itinerante Odontológico Especializado de 2024.
Beneficiando 68 pacientes que aguardavam na fila de espera do Sistema de Regulação do Estado (Sisreg), a iniciativa tem por objetivo reduzir a demanda reprimida, bem como promover a qualidade da assistência especializada em saúde bucal aos acreanos.
“O Itinerante Odontológico Especializado representa um importante avanço para a saúde bucal da população do estado, pois leva esses atendimentos aos pacientes que precisam, sem que eles tenham que se deslocar para Rio Branco. É uma demonstração de que a gestão se preocupa em levar assistência odontológica aos municípios que têm essa demanda”, declarou a dentista e também coordenadora de Saúde Bucal da Sesacre, Christiane Porto.
Ao todo, foram realizados 168 procedimentos, dos quais 86 foram de cirurgias complexas – extração do dente siso (3º molar permanente) que estavam inclusos. A ação, que ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Josefa Nunes, contou com a participação de uma equipe composta por cirurgiões-dentistas e técnicos de saúde bucal.
Para o secretário municipal de Saúde de Manoel Urbano, Fransuar Sardes, a ação tem um impacto positivo na comunidade. “Nossa prioridade é sempre o bem-estar da população, e ações como essa são fundamentais para garantir que todos tenham acesso a um atendimento de saúde bucal digno e eficiente”, declarou.
Vanderlei Reis, de 27 anos, comemorou a iniciativa. “Estava realizando a manutenção de três em três meses no posto de saúde e em uma dessas manutenções a dentista contou que eu teria que fazer a extração de um siso. Então, ela me encaminhou e hoje estou aqui e fico feliz pelo atendimento e mais feliz de poder ser atendido no meu município”, falou.
Para a paciente Rafaele Cardoso, de 27 anos, os procedimentos foram rápidos e sem dor. “A gente fica com medo de dentista, mas achei o atendimento muito bom. Foi rápido, todos os atendentes bem educados e não senti dor”, relatou.