Por Janine Brasil
O governo do Acre, por meio das equipes de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), realizou uma ação de sensibilização quanto ao período de seca nesta quinta-feira, 22. A atividade ocorreu na escola estadual Dalva de Souza das Neves, localizada no km 58 da Rodovia AC-90 – Transacreana.
Presente na ação, a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, falou da importância do Estado se aproximar da população, por meio da educação ambiental, na troca de conhecimento e sensibilização quanto à preservação e conservação dos recursos naturais.
“Estamos fortalecendo as ações da educação ambiental, percorrendo o estado para o diálogo sobre o meio ambiente nas escolas. Buscamos conciliar o conhecimento técnico científico com as percepções pessoais das crianças e jovens, para promover sensibilização às questões ambientais. Estamos focados na reflexão dos eventos extremos que o Acre vem vivenciando nesses dois últimos anos, de cheia e seca”, afirmou.
No total, mais de 100 alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio participaram de diversos jogos educativos como o Caminhando pelo Acre, e os jogos de tabuleiro Fiscal da Natureza e Ocupação do Território acreano.
O estudante do 3º ano, Erick Linnard, aprovou a iniciativa. “A gente teve o privilégio de receber as equipes da Sema e do Imac que vieram nos conscientizar e falar para a gente não desmatar, não queimar e preservar o meio ambiente e, com isso, conseguir ter um futuro melhor”, disse.
Durante o dia, os estudantes também tiveram a oportunidade de assistir a sessões do Cine Verde, com temáticas relacionadas ao meio ambiente.
O diretor da escola, Edinei Muniz, falou que as ações realizadas na escola são de grande importância para a construção de um futuro mais verde.
“Estamos, durante toda essa semana, realizando atividades em defesa do meio ambiente, contra as queimadas, e nós tivemos a honra de receber as equipes do Imac e da Sema. Eles apresentaram o Circuito Ambiental, atividade que deixou nossa comunidade muito agradecida e feliz. As ações são muito envolventes e interessantes e, com certeza, deixaram uma semente para uma nova postura em relação à defesa do meio ambiente contra as queimadas, em busca de um desenvolvimento sustentável.
Com a proximidade do Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, as turmas do 6º e 7º ano realizaram desenhos na dinâmica Cartas para a Terra, ressaltando a importância de valorizar, conservar e preservar o bioma.
As ações estão em alinhamento com a Situação de Emergência Ambiental, válida para todos os 22 municípios do estado, conforme o Decreto Estadual nº 11.492, publicado em 11 de julho de 2024. Além disso, as atividades também seguem as diretrizes do Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimada (PPCDQ-AC) e do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE). Esses instrumentos de planejamento e gestão visam cumprir as metas de redução do desmatamento e da degradação florestal, tanto a nível nacional quanto estadual.
A Sema e o Imac realizam ações de educação ambiental para crianças, jovens e adultos durante todo o ano em todos os municípios do estado.
Fonte agencia.ac.gov.br