Por Aline Querolaine
A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) promoveu, na manhã desta sexta-feira, 2, no prédio da Secretaria da Mulher em Cruzeiro do Sul, um encontro com mulheres negras, cujo principal objetivo é a promoção de momentos reflexivos e espaços de escuta coletiva sobre o bem-viver das mulheres negras, ocasião em que elas podem compartilhar suas experiências e vivências na sociedade.
Nesses encontros, a Semulher disponibiliza uma psicóloga da equipe para acompanhar as atividades, atendendo coletivamente e individualmente as mulheres que necessitarem de serviços psicológicos. Mulheres transexuais, travestis e trabalhadoras domésticas também podem participar desses encontros.
“Durante 400 anos, a população negra e minorias foram escravizadas, diminuídas. Hoje temos a consequência disso e, infelizmente, não podemos mudar essa realidade do dia para a noite. Em contrapartida, esses ciclos terapêuticos que trazemos são um dos resultados do trabalho do nosso governo. Pretendemos dar continuidade ao projeto, para beneficiar as mulheres pretas, mulheres trans e travestis também. Só temos a agradecer ao governador Gladson Cameli, pela criação da pasta e por nos dar a oportunidade de articular essas políticas públicas”, frisou Márdhia El-Shawwa, secretária de Estado da Mulher.
“Sabemos que os índices de violência contra as mulheres negras é ainda maior, e são ações como essas que nos dão esperanças de dias melhores. Sabemos que eles virão. Sou muito grata ao governo do Acre e à Semulher”, disse Rosalina de Souza Oliveira, coordenadora da Associação de Mulheres Negras do Núcleo de Cruzeiro do Sul.