Cruzeiro do Sul, AC, 22 de novembro de 2024 11:33

Governo promove caminhada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Compartilhe

Por  Emilly Souza

Com o objetivo de mobilizar a população acreana para o enfrentamento à violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, o governo do Acre, por meio do Gabinete da Vice-Governadora Mailza, realizou nesta quinta-feira, 18, a caminhada “Juntos pelo Acre no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”, com saída em frente ao Palácio Rio Branco.

Caminhada teve governador Gladson Cameli e vice-governdora Mailza à frente. Foto: José Caminha/Secom

Acompanhado da vice-governadora Mailza Assis, o governador Gladson Cameli seguiu o percurso, passando pelas pontes Juscelino Kubitschek e Sebastião Dantas.

“Devemos abraçar essa causa, as crianças precisam da nossa atenção. Envolvemos todas as instituições, para juntos avançar nas políticas públicas destinadas aos jovens”, destacou Cameli.

Caminhada atravessou as pontes Juscelino Kubitschek e Sebastião Dantas. Foto: José Caminha/Secom

Além da mobilização, a campanha do Maio Laranja tem a finalidade de promover a prevenção e a divulgação do Disque Direitos Humanos, o Disque 100, e do Conselho Tutelar.

“É nosso compromisso proteger crianças e adolescentes. A união das entidades é uma forma de dar voz às nossas crianças e garantir seus direitos”, enfatizou a vice-governadora Mailza.

Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.  Foto: José Caminha/Secom

Durante o evento foi lançado o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado do Acre e foram acendidas luzes laranja no Palácio Rio Branco, em alusão à campanha Maio Laranja. Também foram realizadas apresentações culturais com o Palhaço Microbinho e Banda da Polícia Militar do Acre.

Acender das luzes laranja no Palácio Rio Branco. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Políticas Públicas

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd) trabalha nas políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, com ações preconizadas no Plano Estadual Decenal.

São desenvolvidas ações como a capacitação de servidores municipais, fortalecendo as atuações nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), assim como a elaboração de material educativo e outras iniciativas que visam estabelecer melhores condições de saúde, ensino, proteção e defesa de direitos dos jovens.

O Estado também trabalha na viabilização de emendas parlamentares para instituições que desenvolvem ações de proteção e acolhimento de crianças e adolescentes, como o Lar Ester e o Educandário Santa Margarida.