Governo presta auxílio às famílias atingidas pela cheia no município de Marechal Thaumaturgo

Compartilhe

Por Ana Paula Xavier

O governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e do programa Juntos pelo Acre está atuando no município de Marechal Thaumaturgo, auxiliando às famílias atingidas em parceria com o governo municipal, e para isso, designou um representante do programa para coordenar as ações do Estado no local.

As ações tiveram início ainda no último dia 28, com o envio de 142 cestas básicas, 200kg de proteína animal e medicações. Também foram realizadas reuniões estratégicas com a prefeitura e a defesa civil municipal, quando foi definido o planejamento e ações a serem desenvolvidos no município. Famílias atingidas pela enchente dos rios Amônia e Juruá já estão recebendo socorro e assistência do Estado e do Município.

Programa Juntos pelo Acre já está sendo desenvolvido em Marechal Thaumaturgo. Foto: cedida.

“Nós conseguimos desenvolver essas atividades abrigando as famílias em escolas, outras foram para casas de familiares e na zona rural, que também foi bastante afetada, inclusive impactando muito no setor produtivo, pois toda a produção é feita às margens do rio”, disse o representante do Estado e comandante do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), coronel Cleudo Maciel.

De acordo com ele, a prefeitura estima que 95% da produção do município foi afetada, principalmente as plantações de macaxeira, que são a base da subsistência do município. “Nós estamos trabalhando em conjunto com a prefeitura e todos os órgãos do Estado aqui no município, unindo os dois planos de contingência”, continuou.

Marechal é um município isolado, o que dificulta a chegada de ajuda humanitária à população. Foto: cedida.

Além disso, estão sendo feitas visitas constantes aos abrigos que foram instalados no município, ouvindo todas as demandas, realizando vistorias nos locais afetados com o objetivo de saber de que forma estão sendo feitos os acolhimentos e assistências às famílias. Também estão sendo realizadas avaliações técnicas nas residências a fim de identificar eventuais problemas nas estruturas. Como parte das estratégias, a partir desta segunda-feira, 4, serão desenvolvidas campanhas educativas para alertar a população sobre as doenças mais comuns nesse momento.

“Como parte dessa estrutura nós também disponibilizamos uma equipe do Gefron e um drone para reconhecimento aéreo, que servem para subsidiar os relatórios da defesa civil que são enviados para Brasília, e que nos auxiliam na tentativa de receber recursos federais. Portanto, a Sejusp não se faz só presente como representante do governo do Estado, mas também com essa estrutura do Grupo Especial de Fronteiras”, destacou o comandante.

Fonte agencia.ac.gov.br