Por Ila Verus
Buscando sempre inovar com o que há de melhor para o estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), e o governo federal, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Ministério da Justiça, realizaram, na quarta-feira, 2, a aula magna do curso de MBA em Gestão e Governança em Segurança Pública aos operadores de segurança, na Biblioteca Pública, em Rio Branco. O curso teve seu lançamento oficializado no Parque de Exposições Wildy Viana.
O curso será oferecido durante um ano e três meses por meio do eixo de enfrentamento à criminalidade violenta no âmbito da política nacional oferece 46 vagas distribuídas entre as forças de segurança; sendo 21 vagas para a Polícia Militar do Acre (PMAC), 12 para a Polícia Civil e 13 para o Corpo de Bombeiro Militar (CBMAC), somando um investimento de mais de 1 milhão de reais.
O MBA tem o objetivo de capacitar os operadores de segurança integrantes dos níveis estratégico e tático das corporações da Sejusp em nível de especialização, buscando levar os participantes a entenderem a natureza e os processos da administração pública, bem como a se prepararem para o exercício de liderança na gestão de programas e projetos, desenvolvendo competência metodológica e analíticas no trato adequado de problemas e na tomada de decisões.
O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca que a previsão é que tenha todo ano uma especialização dedicada às forças de segurança pública. “Dar condições aos operadores de segurança é um objetivo da Sejusp, pois agregamos valor aos nossos profissionais para que eles possam dar uma resposta cada vez melhor a nossa sociedade”.
O capitão do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Athos Albuquerque, coloca que a graduação é de suma importância, pois vai aperfeiçoar o sistema administrativo, “que é bem complexo, envolvendo uma série de fatores legais, que nós temos que estar atentos à execução dos nossos projetos, procedimentos internos, trazendo grandes benfeitorias para nossa tropa e gestores”.
A diretora de gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, Larissa Abdalla Brito, explica que o Estado deu um grande passo na capacitação da segurança pública. “Desde que cheguei no Ministério da Justiça não conheço uma iniciativa como essa que presenciei aqui no Acre. Eu saio daqui feliz porque sei que nós teremos uma geração de policiais civis, de bombeiros militares, policiais militares, muitíssimos bem formados por essa iniciativa”.
O Centro Integrado de Ensino e Pesquisa (Cieps) sediará o curso, que possui 18 disciplinas de 24 horas-aulas ministradas de modo virtual síncronas, mediadas por meio de tecnologias de videoconferência, e 4 horas-aulas ministradas por meio de atividades assíncronas, realizadas no ambiente virtual da Fundação Getúlio Vargas.