Cruzeiro do Sul, AC, 29 de novembro de 2024 11:52

Governo inicia Jogos Estudantis 2023 no estádio Arena do Juruá

Compartilhe

Por Aline Querolaine

O governo, por intermédio da Secretaria Estadual de Educação e da Secretaria Adjunta de Articulação Esportiva e Juventude, realizou, na manhã desta terça-feira, 6, a abertura dos Jogos Estudantis, pela primeira vez em Cruzeiro do Sul.

A solenidade foi prestigiada pela vice-governadora Mailza. “A realização deste evento enfatiza a retomada e a busca pela integração da comunidade acreana entre jovens das escolas públicas e também privadas, e ainda moradores de assentamentos rurais e de reservas indígenas, alunos com necessidades especiais, jovens com credos e etnias diferenciadas de todo o estado do Acre”, ressaltou a vice-governadora.

Cruzeiro do Sul sedia, pela primeira vez, abertura dos jogos estudantis estadual. Foto: Marcos Santos/Secom

Em uma linda festa, com mais de mil estudantes presentes,  autoridades municipais e estaduais estiveram presentes no Estádio Arena do Juruá. Além disso, escolas dos 22 municípios do Acre estiveram presentes, representando seus respectivos municípios.

Em suma, são mais de 9 mil alunos participando dos jogos, na faixa etária de 12 a 17 anos, dos quais serão divididos em 4 regionais. Os vencedores irão para competições nacionais, representando o Acre.

Escolas dos 22 municípios do Acre estarão participando dos jogos estudantis. Foto: Marcos Santos/Secom

O que disseram

“São atividades de cunho recreativo e de lazer, e trazer o caráter competitivo para nossos jogos nos desafia a superar nossos medos e alçar voos maiores”, Milena Jara, atleta.

“O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social”, Carlos Gouveia, secretário adjunto de Articulação Esportiva e Juventude da SEE.

“O campo pedagógico do Esporte é um campo aberto para a exploração de novos sentidos/significados, ou seja, permite que sejam explorados pela ação dos educandos envolvidos nas diferentes situações. Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, desenvolve obrigações, estimula a personalidade”, Júnior Santiago, diretor de Esportes do Estado.