Cruzeiro do Sul, AC, 23 de novembro de 2024 18:56

Governo faz processo de orientação para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nos municípios do Acre

Compartilhe

Por Carolina Torres

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh), promoveu, de segunda-feira, 22, a quarta, 24, o processo de mobilização e orientação para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

Orientação para adesão ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional foi ofertado em Mâncio Lima. Foto: cedida

Essa iniciativa tem como objetivo consolidar a Política de Segurança Alimentar e Nutricional em todo o estado do Acre. Além de implantar o Sisan nos municípios mencionados, o projeto visa estabelecer os conselhos municipais de Segurança Alimentar e Nutricional e as Câmaras Intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional.

Pauta abrange a garantia do direito humano a uma alimentação adequada, saudável e suficiente para todas as pessoas. Foto: cedida

A coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar ligado à SEASDH, Nazaré Oliveira, explica que “por meio do Sisan, será possível ampliar ou criar novos dispositivos de segurança alimentar e nutricional, como cozinhas solidárias e hortas comunitárias, além de facilitar o acesso direto ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”.

A consolidação desta política busca assegurar o direito à alimentação adequada a todos os cidadãos, especialmente àqueles que ainda enfrentam insegurança alimentar e situações de vulnerabilidade social.

A SEASDH tem como meta estender essa iniciativa aos 21 municípios do estado do Acre, uma vez que até o momento somente Rio Branco aderiu ao Sisan.

Também foram ofertadas oficinas nos municípios de Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul . Foto: cedida

A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Cruzeiro do Sul, Rosa Maria da Conceição Lima, destaca que a política de segurança alimentar nutricional oferece um leque de oportunidades.

“Ela traz uma política promissora, e que certamente a prefeitura deseja adotar junto a todas as secretarias. A partir das orientações recebidas das colegas de Rio Branco, estaremos prontamente aderindo para colaborar ainda mais com nosso público. Na realidade, já temos alguns programas em andamento e, agora, com os recursos adequados, poderemos intensificar nossos esforços”, finaliza.

Fonte agencia.ac.gov.br