Por Wesley Moraes
O governo do Acre entregou nesta quinta-feira, 17, a revitalização do Museu da Borracha – Governador Geraldo Mesquita. Localizado no centro de Rio Branco, o espaço cultural recebeu investimentos de R$ 300 mil, provenientes de recursos próprios do Estado.
A solenidade de reinauguração contou com a participação do secretário de Governo, Alysson Bestene, que representou o governador Gladson Cameli. Na oportunidade, o gestor destacou a relevância do espaço para preservar a memória e a cultura acreana.
“Esse museu conta a história dos acreanos, que lutaram para ser brasileiros. O governador Gladson Cameli sabe da importância de preservar locais como este, para que a população possa visitar e conhecer mais sobre o nosso passado”, declarou.
Inaugurado em novembro de 1978, o Museu da Borracha é o mais antigo do estado. O local, que é administrado pela Fundação Elias Mansour (FEM), reúne um grande acervo material com ênfase na Revolução Acreana e nos ciclos da borracha na região.
“Este museu conta com nove salas que contam uma parte muito importante da nossa formação histórica e muito nos orgulha. As portas deste espaço estão abertas para receber a população”, enfatizou Minoru Kinpara, presidente da FEM.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Gonzaga, parabenizou o Estado pelo cuidado com o bem público. “Temos visto nos últimos anos o zelo do governo com o nosso patrimônio. Este espaço é de fundamental importância para que os nossos jovens conheçam mais sobre a história do Acre”, enfatizou.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luciano Dias; do deputado estadual Afonso Fernandes; do ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Acre, Pedro Ranzi; entre outras autoridades.