Por Eliel Mesquita
A nova realidade da unidade do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), em Cruzeiro do Sul, é fruto da política institucional de reestruturação de espaços públicos, que garante a ampliação e melhoria dos serviços ofertados ao povo acreano.
Com a presença do governador Gladson Cameli, foi entregue na tarde desta terça-feira, 4, a revitalização da estrutura, que custou aos cofres públicos um investimento na ordem de R$ 327 mil.
“O nosso governo coloca a vida das pessoas em primeiro plano. Investir no fornecimento de água com qualidade e na melhoria dos prédios públicos é fazer com que o Estado se faça presente na vida das pessoas. Agradeço a minha equipe pelo trabalho e dedicação. O Acre é nosso, e juntos vamos cuidar da nossa terra”, destacou Gladson Cameli.
O prédio, que há 20 anos não passava por intervenção do Estado, recebeu os serviços de manutenção corretiva e preventiva, com instalação de sistema elétrico e hidráulico, construção de calçada de acesso, além da troca total do forro, esquadrias, cobertura e pintura.
“Uma obra estruturante, que demonstra o compromisso do governo com o povo acreano. Dessa forma, conseguimos alcançar e melhorar a vida de todos, sobretudo, os mais necessitados”, pontou José Bestene, presidente do Saneacre.
Também se fizeram presente à solenidade políticos, secretários de Estado, representantes de autarquias e departamentos governamentais.
“É uma forma de valorizar o servidor e a população”, afirma funcionário do Saneacre
Há 45 anos atuando na sede local do Saneacre como mestre instalador de água e esgoto, José Correia de Melo pontua que, além de mais acolhimento, a adequação trouxe organização dos serviços. “É uma forma de valorizar o servidor e a população. Nos sentimos incentivados, com a certeza de que vai melhorar o desempenho das nossas funções”, ratificou.
Elinaldo Pereira da Silva busca cumprir com êxito a função de encanador do Saneacre. Ele resume como ganho a intervenção feita no prédio. “Os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto são fundamentais. O olhar do governo foi fundamental, pois quem ganha é a população”, avaliou.
Governo amplia capacidade de abastecimento e 120 mil pessoas passam a ter acesso à água potável no Juruá
O Água para Todos, maior programa de abastecimento do Acre, transformou a dura realidade do sistema de abastecimento de água da região do Juruá, que foi entregue à gestão do governador Gladson Cameli em estado crítico, com risco de entrar em colapso.
O projeto, executado pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), alcançou a ousada meta de perfurar, numa das regiões de maior potencial hídrico do país, um total de 20 poços artesianos, proporcionando a 120 mil pessoas acesso à água potável.
O trabalho das equipes contou com o uso do caminhão perfuratriz, reutilizado após vinte anos de abandono. O veículo garantiu fluidez e redução dos custos na operacionalização dos serviços. Ao todo, o governo acreano investiu R$ 2 milhões para solucionar o problema de desabastecimento de bairros e comunidades não interligados à rede de distribuição, em Cruzeiro do Sul e Tarauacá.
Com o Programa, o Executivo Estadual ampliou, em 3 milhões de litros d’água, a capacidade de distribuição da estação local. “A nossa gestão entende que água é vital para o desenvolvimento humano, por isso seguimos investindo no serviço, priorizando a vida dos acreanos”, garantiu José Bestene.
No auge da pandemia de covid-19, o Água para Todos colaborou para salvar milhares de vidas. “O programa garantiu o abastecimento para unidades de Saúde de Cruzeiro do Sul, o que permitiu aos profissionais a continuidade dos atendimentos à população”, destaca José Braz Pedroza, coordenador regional do Saneacre.