Por Jairo Carioca
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e a Agência de Negócios do Acre (Anac), em parceria com o Fórum de Inovação e Desenvolvimento, participaram na manhã desta sexta-feira, 16, na sala de reuniões da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), do Workshop preparatório para a feira Expoalimentaria, que acontece em Lima, no Peru, de 25 a 27 de setembro deste ano.
O workshop é organizado pela Abimapi Internacional (associação que integra indústrias de biscoitos, massas alimentícias e pães & bolos). A primeira edição, em formato híbrido, contou com a participação excepcional de empresários acreanos inscritos para participar da feira. A Expoalimentaria é a principal plataforma de negócios para a indústria de alimentos latino-americana.
Ao dar boas-vindas aos participantes, Rodrigo Iglesias, diretor internacional da associação, destacou a segunda participação de empresários do Acre na Expoalimentaria e a importância da qualificação para realização de bons negócios. Pelo Acre, o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, e a presidente da Anac, Waleska Bezerra, falaram durante a transmissão ao vivo.
“Primeiro quero agradecer a Abimapi pelo apoio para a participação da delegação acreana no evento. Quero desejar bons negócios aos empresários acreanos. Os resultados positivos de nossa participação ano passado refletem os interesses do setor de estar presente na feira este ano e nos números recordes da balança comercial do Acre. A expectativa é de superar as prospecções do ano passado. Essa qualificação promovida pela associação é fundamental para aumentar o sucesso da indústria acreana”, disse Mesquita.
A presidente da Anac, Waleska Bezerra, destacou o apoio do governador Gladson Cameli e do Sebrae na promoção dos negócios do estado. “A exemplo do ano passado, caminhamos para apresentar um estande de excelência, à altura do que representa a indústria de alimentos e bebidas do Acre. A participação da delegação acreana na feira é fundamental para aumentar o volume de exportação e importação e, ainda, aproximar o setor de novos mercados”, disse Waleska.
Durante toda a manhã os empresários acreanos debateram temas importantes para a cultura exportadora. Joice Pelegrino, da Bussines for All, falou sobre os benefícios de exportação com o mercado peruano. “O Peru tem uma cultura de consumo em família. Esse mercado representa uma oportunidade de relacionamento a longo prazo, com tendência de consumo de alimentos do Brasil”, disse Pelegrino.
Outros painéis importantes foram debatidos durante o workshop, como o ambiente regulatório para alimentos no Peru, ganhos em escala com exportação e esclarecimentos aduaneiros para a entrada dos produtos que serão expostos na Expoalimentaria.
Mais de 27 empresários participaram do workshop pelo streaming. André Teixeira Alves, da indústria de bebidas Quinari, elogiou a iniciativa. A empresa aposta na conquista do mercado peruano para ampliar as exportações de seus produtos. “Já exportamos para a Bolívia. Observamos neste treinamento que são culturas diferentes. Estaremos na Expoalimentaria esse ano para entrar no mercado peruano”, garantiu o empresário.
Participaram, ainda, da transmissão, o presidente da AZPE, Allan Lima; o diretor de assuntos aduaneiros da AZPE, Marcos Morais; a coordenadora do Fórum de Inovação e Desenvolvimento (Fieac), Tíssia Veloso; a diretora de Planejamento da Anac, Jauricia Ferreira; e Laurissa Lima do Nascimento, representando o Sebrae-AC.
Fonte agencia.ac.gov.br