Por Carolina Torres
Com o propósito de promover melhorias e entender às necessidades da população indígena do município de Feijó, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh), participou ativamente da 1ª Assembleia de Mulheres do Alto Rio Envira, realizada nos dias 9, 10 e 11.
Durante o evento, foram discutidas alternativas para aprimorar as políticas de saúde, educação e assistência social, dando voz aos indígenas para relatarem os desafios enfrentados em suas terras.
A assembleia, que reuniu aproximadamente 250 mulheres dos povos Huni Kuí, Shanenawa, Ashaninka e Madija, contou com a presença da técnica de referência para assuntos indígenas e comunidades tradicionais, Andréia Guedes de Oliveira, que ressalta a importância da participação da SEASDH nessas atividades:
“Essa ação nos permitiu estar próximos das famílias indígenas e ouvir suas solicitações para melhorar nosso atendimento. Foi uma oportunidade valiosa de compreender as reais necessidades da população indígena no contexto da política de assistência”.
Adicionalmente, foram entregues 60 cestas básicas à coordenação da assembleia, destinadas a alimentar a população indígena presente no local.
Fonte agencia.ac.gov.br