Por Ângela Rodrigues
O Intercâmbio de Boas Práticas de Governança Climática promovido pelos governos do Acre e da Bolívia, em parceria com a Fundação Natura Bolívia, encerrou nesta quinta-feira, 22, no Centro de Educação Ambiental de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia.
Ao longo da programação, gestores acreanos puderam apresentar a política ambiental do Sistema de Incentivos à Serviços Ambientais (Sisa) e detalharam todo o processo de criação, implementação e execução do programa pioneiro de REDD+ Jurisdicional, o REM Acre.
O objetivo é contribuir para que o país vizinho [Bolívia] possa também instituir sua política ambiental de REDD+ Jurisdicional, tornando-se elegível a financiamentos climáticos para conservação das florestas e apoio à produção familiar.
O governo do Acre esteve representado pelo presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho; a coordenadora do Programa REM Acre na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Marta Azevedo; a diretora da Secretaria de Povos Indígenas (Sepi), Nedina Yawanawa; o chefe de regulação do IMC, Leonardo Ferreira; e a consultora para a implementação do Programa REM Acre – Fase II, GFA Consulting Group em parceria com o Earth Innovation Institute (EII), Elsa Mendoza.
Participaram do intercâmbio a secretária de Meio Ambiente do governo de Santa Cruz, Ana Patricia Suarez; o diretor da Cooperação e Relações Internacionais de Santa Cruz, Luis Eduardo Rios; a diretora de conservação de Patrimônio da Fundação Natura Bolívia, Carina Castro; o cônsul do Brasil na Bolívia, Francisco Carlos Soares; a oficial da Divisão Política Econômica da Embaixada Americana, Dakshina Voetsch; a encarregada de meio ambiente da Embaixada Britânica, Anna Sophia Doyle; e o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Sergio Arispe.
Participaram também técnicos, especialistas e representantes da sociedade civil organizada e das organizações não governamentais (ONGs) de Santa Cruz.
Saiba mais
O intercâmbio teve início em Pando, na segunda-feira, 20, onde foi celebrado o acordo de cooperação entre os governos. Na quarta, 22, a delegação acreana esteve também com lideranças e autoridades do governo indígena de Charagua Iyambae.
Fonte agencia.ac.gov.br