Por Halyce Santana
O Carnaval da Família 2025, que será realizado de sexta-feira, 28, a terça, 4, na Praça da Revolução, em Rio Branco, será marcado por grandes celebrações, e também por um forte compromisso com a saúde e o bem-estar dos foliões. Para garantir que todos se divirtam com segurança, o governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco, planejam ações para um possível aumento de demanda nas unidades de saúde, reforçando ações preventivas e de atendimento emergencial, com destaque para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e orientações sobre a prevenção de doenças.
Samu: estrutura reforçada para emergências
Durante o evento, o Samu estará presente com um esquema de atendimento ampliado, com ambulâncias estrategicamente posicionadas. Uma ficará disponível o tempo todo na Praça da Revolução, enquanto a base central do serviço, localizada na Rua José de Melo, contará com quatro veículos — dois de suporte básico e dois de suporte avançado. Caso haja necessidade, outras unidades poderão ser deslocados para o local.

O atendimento será focado tanto em situações traumáticas quanto clínicas, com a transferência dos pacientes para as unidades de saúde mais próximas, conforme a gravidade do caso.
“O Carnaval é sinônimo de diversão, mas também de responsabilidade. Estamos aqui para garantir a segurança e o atendimento rápido em casos de urgência. Pedimos que todos tenham cautela, que se divirtam com consciência e sigam as orientações de segurança”, destacou a coordenadora do Samu, Necila Fernandes.
Prevenção e conscientização: uso de preservativos e testagens ISTs
A prevenção também será um foco da saúde pública durante o Carnaval, com a orientação sobre o uso de preservativos e o acesso às testagens rápidas para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

De acordo com o coordenador do Núcleo Estadual de Infecção Sexualmente Transmissível da Sesacre, Jozadaque Beserra, a profilaxia pré-exposição (PrEP) estará disponível para os cidadãos que buscam prevenção antes das festividades. “O PrEP é uma ferramenta crucial no combate ao HIV. Estará disponível nas unidades de referência de Atenção Primária (Uraps) e no Serviço de Assistência Especializada [SAE] na Fundhacre, em Rio Branco”, explicou.
A busca pela PrEP tende a aumentar no período pré-Carnaval, enquanto no pós-Carnaval a procura pela PEP (profilaxia pós-exposição) também cresce, devido ao aumento de exposição ao HIV por relações sexuais desprotegidas.
A diretora do SAE, Edna Maria Gonçalves, esclareceu que o horário de funcionamento é das 7h às 17h, todos os dias da semana, mas reforça que a PEP não está disponível apenas no SAE, mas também nas Uraps e no Pronto-Socorro, oferecendo uma cobertura ampla para quem precisar.
“No caso de busca pelo tratamento da PEP, os pacientes devem se direcionar ao SAE, com exame que comprove a patologia ou com encaminhamento médico. Ao serem diagnosticados, iniciam o tratamento imediatamente, com prescrição médica e exames de acompanhamento, como carga viral a cada seis meses. Para a retirada de medicamentos, é necessária receita médica”, afirmou Edna.
Hemoacre: campanha de doação de sangue e ações estratégicas

O período de Carnaval também traz uma preocupação adicional: a manutenção do estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), que historicamente sofre um impacto negativo nessa época, devido à alta demanda por atendimento de emergências durante as festividades.
O gerente de assistência do Hemoacre, Junior Martins, alerta sobre a necessidade de doações antes do Carnaval. “Nosso plano de contingência inclui ações de doação em pontos estratégicos, como a Ufac [Universidade Federal do Acre], onde teremos uma campanha de incentivo no dia 26 de fevereiro. A universidade é uma área com grande fluxo de doadores e frequentemente observamos a importância desse ponto para equilibrar os estoques”, informou.
Também haverá campanhas no sábado, 1º, com a colaboração de igrejas e blocos para fortalecer o apelo à população.
O Hemoacre funcionará normalmente das 7h às 18h, durante todos os dias de Carnaval, com exceção do domingo, 2.
Huerb: preparação para emergências
O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) estará preparado para lidar com qualquer situação emergencial, com a equipe capacitada para atender casos de trauma, observação, e urgências pediátricas.

O diretor da instituição, Lourenço de Azevedo, reforçou a importância de agir com responsabilidade.
“Vamos celebrar com alegria, mas também com segurança e respeito à saúde, lembrando que, em casos graves, a população deve procurar o Pronto-Socorro, mas, para situações menos complexas, o ideal é buscar as UPAs, que estão preparadas para atender casos de menor gravidade”, destacou.
Fonte agencia.ac.gov.br