Por Jairo Carioca
O governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), dialogou na manhã desta sexta-feira, 6, no auditório do Espaço Indústria, na Expoacre, com empresários do setor industrial de Rio Branco, sobre a implantação de um Condomínio Parque e a atualização do Programa de Compras Governamentais, o Comprac. O diretor de Indústrias da Seict, Albert Azenha, e Gilsiane Marciele, representante da Comissão da Política de Incentivo às Atividades Industriais do Estado do Acre (Copiai), participaram do evento.
O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, agradeceu a presença de todos e o esforço do empresariado que está como expositor. A reunião de trabalho debateu a implantação de um Condomínio Parque Industrial no distrito de Rio Branco. “Além da geração de empregos, os condomínios industriais tem como vantagem a locação de serviços essenciais dentro do território industrial onde facilitam e geram conforto para os trabalhadores”, observou.
O presidente da Federação das Indústrias do Acre, José Adriano Ribeiro, destacou que o projeto visa cada vez mais a independência do setor. Ele agradeceu o serviço de tapa buracos executado pelo Deracre no Distrito Industrial da capital. “O estado vem fazendo a sua parte com investimentos na infraestrutura, mas, as empresas precisam estar organizadas, a aliança gera economia em escala e todos saem ganhando”, disse.
Uma comissão foi formada para viabilizar os próximos passos de criação do condomínio. Outros assuntos foram debatidos, como o Programa de Aquisição de Compras Governamentais e a participação do setor na Expoalimentaria, feira de alimentos que acontece no final do mês de setembro, em Lima, no Peru.
Os empresários tiveram a oportunidade de conhecer o projeto de implantação do Porto de Chancay apresentado pela diretoria executiva da Cosco Shipping, que foi convidada para participar do encontro. Juan Manvel Gonzales, responsável pelos Terminais Portuários Peruanos, mostrou a rota que deve ser seguida por navios a partir do Porto de Chancay na exportação e importação do produtos.
Fonte agencia.ac.gov.br