Por Jairo Carioca
O governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e de Agricultura (Seagri), a Assembleia Legislativa (Aleac) e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), debateram com representantes do governo de Cusco, no sudoeste do Vale Sagrado do Incas, neste domingo, 23, ações de fortalecimento do comércio bilateral, questões aduaneiras e o fortalecimento da Rota Quadrante Rondon.
O titular da Seagri, Luiz Tchê, destacou que foram debatidas ações estratégicas entre os dois países para o fortalecimento da agricultura familiar. Demandas estruturantes como transporte e logística foram pautados visando o fortalecimento da Rota Quadrante Rondon. “Estamos comprometidos em impulsionar o agronegócio. No Acre isso já é uma realidade. O setor vem gerando emprego, renda e oportunidades para todos. E com o aumento das exportações, esse impacto na economia vai contribuir com a geração de mais riquezas”, disse Luiz Tchê.
Para o gerente de agricultura de Cusco, Armando Yucra, melhorias no setor de transporte e logística são necessidades urgentes para o aumento de negócios entre as regiões. “Nossos produtores precisam de melhores estradas e facilidades para transportar seus produtos para outros estados e países”, disse Yucra.
O diretor de Assuntos Aduaneiros, Marcos Morais, representa a Seict na agenda. Ele garantiu que as necessidades levantadas durante os eventos farão parte de um relatório que será apresentado no Encontro de Governadores do Quadrante Rondon, visando ações de interesses comuns para o fortalecimento da economia do Acre e do Peru. “Levando em consideração os avanços pelo modal terrestre, uma das necessidades urgentes levantadas é a integração entre Acre e Peru por via aérea. Essa é uma demanda que fortalecerá o turismo”, analisou Moraes.
O gerente de turismo, Saul Caipane, destacou durante o encontro a necessidade de mais voos no Acre: “Precisamos de mais voos e melhores horários para que o Acre se torne um destino mais acessível para turistas nacionais e internacionais”.
O coordenador da Câmara Técnica de Comércio Exterior, Alejandro Salinas, disse que um Grupo de Trabalho vai fazer um levantamento de todos os acordos bilaterais estabelecidos e novas demandas surgidas nos últimos anos, para que a agenda bilateral funcione de acordo com os interesses dos dois países.
“O fortalecimento do Corredor Bioceânico automaticamente atrairá mais investidores tanto nos negócios, e aí falamos de exportação e importação, como no turismo. O voo regional é uma demanda urgente de interesse comum entre todas as regionais”, acrescentou Salinas.
Para o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga, o encontro foi produtivo. Ele destacou os avanços no diálogo das questões aduaneiras, a necessidade de flexibilização da legislação para facilitar o comércio bilateral. “Após a inauguração do Porto de Chancay, em Lima, estreitaremos ainda mais parcerias para as exportações de produtos acreanos”, garantiu Gonzaga.
Agenda de Comércio Exterior – A delegação acreana que cumpre agenda no Peru foi recepcionada no último sábado, em Cusco, durante atividades do Inti Raymi, que significa Festa do Sol em quechua, uma das principais festividades da cidade de Cusco.
Pelo Brasil, participaram, ainda, da reunião a deputada estadual Maria Antônia; o presidente da OCB/AC, Valdomiro Rocha; o comandante-geral da PM, Luciano Dias; o superintendente do Mapa/AC, Paulo Trindade; e o presidente do Fórum do Turismo do Acre, Thiago Higino.