Por Stalin Melo
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), avança na primeira etapa da reforma do estádio Arena da Floresta, em Rio Branco. Fundado em dezembro de 2006, é a primeira vez que o local passa por uma revitalização completa em sua estrutura.
Trata-se de uma reforma geral. Pinturas interna e externa, verificação e manutenção de banheiros, pisos, chuveiros, fiação, elevadores, acessibilidade, camarotes e alambrado integram a primeira parte dos serviços executados. Atualmente, 95% do gramado já está pronto.
Paralelamente, também está sendo construído, ao lado do Arena, um complexo esportivo. No estádio, apenas a questão da rede de saneamento ainda não está concluída, porque trata-se de uma ação a ser realizada em parceria com a prefeitura.
A acessibilidade para obesos e deficientes está praticamente finalizada, bem como as mais de 13,7 mil cadeiras, que representam o montante da capacidade de torcedores confortavelmente sentados.
O secretário adjunto de Esportes, Ney Amorim, praticamente mudou-se para o Arena da Floresta, a fim de acompanhar o andamento das obras. Segundo ele, a expectativa é que, dentro de seis meses, os trabalhos estejam concluídos.
“Vamos entregar um estádio bonito, organizado e pronto para receber grandes espetáculos, jogos de futebol importantes, porque o nosso público já está com saudades de assistir jogos aqui no estádio”, destacou.
Fazer com que o público volte a acompanhar grandes jogos e a frequentar o Arena da Floresta é um dos objetivos do governo do Estado, de acordo com Ney Amorim. “Quero parabenizar o governador Gladson Cameli, que foi quem nos demandou para cuidar pessoalmente dessa reforma e revitalização”, disse.
A primeira partida realizada no Arena da Floresta, entre o Rio Branco e a Seleção Brasileira Sub-20 foi no dia 17 de dezembro de 2006, data da inauguração. O time acreano venceu pelo placar de 2 a 1 e o jogo serviu para a preparação da Seleção Brasileira para Campeonato Sul-Americano de 2007.