Cruzeiro do Sul, AC, 18 de abril de 2025 11:33

Governo cria Conselho de Usuário e adota linguagem simples para facilitar compreensão dos cidadãos

Compartilhe

Por

O governo do Acre publicou, na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 7, o Decreto nº 11.671, que altera a Política de Atendimento ao Cidadão na Administração Pública Estadual. As mudanças incluem a criação do Conselho de Usuários de Serviços Públicos do Estado e a adoção da linguagem simples nos documentos e comunicações oficiais.

A nova medida, que altera o Decreto nº 3.357, de 20 de agosto de 2008, tem como objetivo promover a participação social no acompanhamento e na avaliação dos serviços públicos. A instituição do uso da linguagem simples nas comunicações do governo visa garantir que as informações públicas sejam acessíveis e compreensíveis para todos os cidadãos.

Os órgãos estaduais deverão seguir as normas gramaticais do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e as diretrizes do Guia de Linguagem Simples, disponível no Portal de Serviços do Estado. Cada órgão será responsável por incentivar e aplicar essa prática em suas áreas de atuação.

Criação do Conselho de Usuário

O Conselho de Usuário de Serviços Públicos será um órgão consultivo vinculado à Secretaria de Estado de Administração (Sead) e terá a responsabilidade de acompanhar e avaliar a qualidade e efetividade dos serviços prestados pelo Poder Executivo estadual. Entre suas competências, estão:

  • Acompanhar a prestação dos serviços públicos;
  • Participar da avaliação da qualidade e da efetividade dos serviços públicos;
  • Propor melhorias na prestação dos serviços públicos;
  • Contribuir para a definição de diretrizes para o atendimento ao usuário.

O Conselho será composto por 12 membros, sendo seis representantes dos usuários de serviços públicos, escolhidos por meio de edital, e seis representantes de órgãos e entidades do governo estadual, indicados pelos respectivos dirigentes.

A Sead coordenará a iniciativa, promovendo capacitações, eventos e oficinas para a disseminação de boas práticas. Além disso, acompanhará a implementação da linguagem simples nos serviços públicos, orientando os órgãos e entidades sobre a metodologia adequada. O decreto já está em vigor.

Fonte agencia.ac.gov.br

plugins premium WordPress