Por Neide Santos
Foi no clima de “Friagem pode chegar”, que os idosos do Lar Vicentino em Rio Branco receberam, na tarde da última sexta, 24, do governo do Estado, via Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, a entrega de 52 quites de agasalhos de proteção contra o frio, adquiridos por meio de doações pelo Programa Juntos pelo Acre.
Os agasalhos beneficiarão 42 idosos do sexo masculinos e 10 para o sexo feminino. A entrega foi feita pelo coordenador de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel Carlos Batista da Costa, e aconteceu em caráter imediato, tendo em vista a possibilidade da chegada de uma frente fria, vinda do Sul do país já neste sábado, 25.
“Essa iniciativa foi realizada por meio da parceria com diversas instituições e proporciona, não apenas acesso a serviços essenciais, mas também fortalece os laços com o corpo social, lembrando que temos diversas possibilidades de friagem nesse período do ano”, lembrou Carlos Batista.
Dentre as instituições envolvidas na ação em prol dos idosos estão as secretarias de Governo (Segov) e de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).
A diretora do Lar Vicentinos, Valdenice Rebelo destacou a importância das doações dos quites de agasalhos contendo calça, blusa, cachecol, sobretudo, deixando os idosos agasalhados para as frentes frias.
“A Sociedade São Vicente de Paula (SSVP) só tem a agradecer ao governo do Estado por esse olhar solidário para com os idosos”, frisou.
Friagem
Friagem é um fenômeno caracterizado por acentuada queda da temperatura em áreas da região Norte, causada pela passagem de ar frio de origem polar, e não por conta de tempo chuvoso.