Por Felipe Hid
O governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Obras Públicas (Seop) e de Administração (Sead), vistoriou nesta segunda-feira, 21, as obras de construção da sede do Arquivo Público do Acre, em Rio Branco, para acompanhar o avanço nos serviços de concretagem e alvenaria dos prédios.
Participaram da visita os gestores da Seop, Ítalo Lopes (titular) e Samara Raquel Damásio (secretária adjunta); e da Sead, Paulo Roberto Correia (titular) e Keuly Costa (adjunta), bem como diretores e as equipes de engenharia e arquitetura das duas pastas.
De acordo com Ítalo Lopes, o prédio do Arquivo Público do Acre materializará um novo conceito de gestão das informações e trará segurança e conforto para os servidores que trabalham na gestão de patrimônio no Estado.
“O governador determinou que avancemos nesta obra, o que tem ocorrido. Só aqui no Arquivo temos 35 postos de trabalho diretos, gerados para os operários da construção civil. É um momento muito importante, tendo em vista que, ao longo dos últimos anos, com o aumento tanto da execução de obras quanto do efetivo serviço de cada uma das secretarias, o Estado passou a ser detentor de uma grande quantidade de documentos fundamentais, que registram como o Acre foi construído e contêm planos e informações fundamentais para o futuro”, ressalta Lopes.
O projeto foi planejado a partir da experiência obtida pela Diretoria de Patrimônio da Sead, após conhecer a estrutura de arquivos públicos de outros estados.
Diante disso, Correia destacou a evolução da obra, que foi planejada para atender a todas as necessidades específicas, como a inclusão de um laboratório de restauração, essencial para garantir a integridade dos documentos ao longo do tempo. “A obra está avançando conforme o esperado, uma vez que o objetivo é garantir um espaço adequado para a guarda e preservação dos documentos permanentes”, disse.
O gestor da Sead ainda explicou a importância de uma sede própria para o órgão: “É fundamental que esses arquivos tenham um espaço fixo e adequado, garantindo não apenas sua conservação, mas também a longevidade desses registros, que devem ser preservados para sempre, mesmo após nossa geração. Isso reforça o compromisso do Estado com a preservação histórica e institucional”.
O fiscal da obra, Ney Rocha, informou que, no momento da visita, estavam sendo executados os serviços de alvenaria, impermeabilizações, montagem de formas e armações da escada, além da dobra das armações das vigas. Além disso, informou que as fundações do prédio da doca e administração (sapatas, fustes e vigas inferiores) estão concluídas, bem como os pilares da doca até o nível de viga da laje.
“Todas as armações dos pilares do prédio da administração estão montadas. Nessa parte também foi iniciada a alvenaria e, concomitantemente, será executada a concretagem dos pilares”, explica o engenheiro civil da Seop.
Segundo o cronograma da obras, os próximos passos são continuar a alvenaria do prédio da administração e concretagem dos pilares e realizar a montagem de formas e armações das vigas do prédio da doca e da laje.
O novo Arquivo Público do Acre contará com setores administrativos e técnicos, como direção-geral, salas de acervo de consultas e de arquivo, mezanino, divisões de recebimento e triagem de documentos, de conservação, de restauração, de identificação e classificação e de arquivo temporário de pessoas, além de núcleos de atendimento, de arquivamento e de digitalização.
O espaço também contará com estacionamento e guarita. O investimento para a obra é de aproximadamente R$ 6,5 milhões, proveniente de convênio do Estado com a Caixa Econômica Federal.
Fonte agencia.ac.gov.br