A ampliação e melhoria do sistema de água e saneamento é uma das prioridades do governo Gladson Cameli. Com esse objetivo, 39 projetos são executados por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa).
No interior do estado, com recursos da Funasa, o Depasa executa obras de saneamento em Porto Acre, Acrelândia, Manoel Urbano, Sena Madureira e Feijó, dentre outros municípios. Os projetos contemplam ampliação do sistema de abastecimento de água, com construção de estação de captação, estação de tratamento de água e rede adutora.
Nesta quarta-feira, 11, o diretor presidente da concessionária de água e saneamento, Zenil Chaves, foi a Porto Acre acompanhar o trabalho da empresa responsável pela construção da estação de captação e tratamento de água no município. Com 95% do projeto executado, a obra já entra em fase de conclusão. O sistema foi projetado para suprir a necessidade de consumo de água do município para os próximos 20 anos. “Isso aqui, pra nós é a realização de um sonho”, afirmou Reinaldo Santos, um dos moradores da região onde está sendo construída a estação de captação de Porto Acre.
Da unidade de Porto Acre, o presidente do Depasa e equipe técnica seguiram para a Vila do “V”, onde são realizadas obras de melhoria do sistema de abastecimento de água do local. As intervenções incluem a construção de novo sistema de captação, açude e estação de tratamento. Com capacidade para tratar até 30 litros de água por segundo, a estação da Vila do “V” vai abastecer a Vila do Incra. “O próximo passo agora será fazer a interligação para que os moradores da Vila do Incra também possam receber água tratada nas suas casas”, destacou o diretor presidente do Depasa, Zenil Chaves.
Na região de Porto Acre, as obras de melhoria e ampliação do sistema de abastecimento de água vão beneficiar mais de 6.500 famílias que moram no local.
Por: Cleide Elizabeth