Por Neide Santos
As atividades de encerramento do I Encontro de Fortalecimento da Produção Agroextrativista da Rede Cooperacre, realizadas nesta terça, 21, no auditório do Anfiteatro Garibaldi Brasil, na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, foram marcadas pela apresentação das propostas do governo do Estado para o setor, quando o secretário de Agricultura, José Luis Tchê, apresentou o plano de ações para o setor rural durante o quadriênio 2023-2026.
Entre os compromissos contemplados no plano, está o projeto de reforçar a estrutura de campo, com a renovação da frota de maquinário, visando à expansão da mecanização e aquisição de caminhonetes, para melhorar os serviços dos técnicos nos 26 escritórios da pasta de Agricultura nos municípios.
Foi destacado também o fomento às principais cadeias produtivas da agricultura familiar, como a bovinocultura, piscicultura, avicultura e ovinocultura, bem como incentivos a culturas de grande aceitação no mercado, como é o caso da macaxeira, milho, café e soja, além de produtos extrativistas, como castanha, borracha, açaí e cupuaçu.
O secretário enfatizou que a programação apresentada prioriza o homem do campo, reconhecendo a necessidade de investimentos que façam jus à importância que o segmento representa para o desenvolvimento do estado.
“Para elaborar o plano, chamamos servidores do Estado e técnicos, profissionais que conhecem a fundo os anseios do homem do campo e que estarão à frente dos setores estratégicos na secretaria”, explicou Luis Tchê.
As discussões e encaminhamentos sobre o fortalecimento da produção agroextrativista da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) envolveram cerca de 300 produtores, representantes de associações e cooperativas do estado.
Fonte agencia.ac.gov.br