Por Aline Querolaine
O governo do Acre possui olhar especial pelas estradas vicinais de Cruzeiro do Sul, vias não pavimentadas usadas como principais conexões entre as áreas rurais e os centros urbanos.
Além da importância econômica, os ramais proporcionam acesso às áreas rurais mais restritas e permitem que a população exerça seu direito de ir e vir conseguindo, assim, desfrutar de serviços de saúde, educação e do comércio do centro urbano, bem como, permitem a chegada de insumos aos centros produtivos e também escoamento de produtos, principalmente da agricultura familiar.
Por isso, na manhã deste sábado, 1º, a governadora em exercício, Mailza, juntamente com a prefeitura de Cruzeiro do Sul, e outros parlamentares, participaram da solenidade de entrega de maquinários para o município.
Dentre os equipamentos estão: um caminhão Munck, uma retroescavadeira sobre rodas, uma vibroacabadora de asfalto e um rolo compactador, provenientes de emenda parlamentar do seu mandato de senadora.
“É um investimento de grande importância para a melhoria das condições de deslocamento dos munícipes, assim como dos transportes escolares municipais, aumentando a trafegabilidade e segurança nesses ramais”, pontuou a vice-governadora Mailza.
“Nas comunidades o fluxo de veículos pesados é intenso, por isso o trabalho de manutenção precisa ser mantido e as obras precisam ser realizadas de modo que previnam os problemas e evitem que as estradas sejam danificadas”, destacou Afonso Lebre, produtor rural.
“Estamos empenhados em promover a recuperação das vias e realizar os trabalhos de terraplenagem necessários em diversos pontos da cidade. Essas intervenções são fundamentais para facilitar o dia a dia dos produtores rurais e garantir o transporte dos produtos do campo”, afirmou o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.
Os investimentos superam mais de 16 milhões advindos também de outros parlamentares.
Na ocasião, também foi anunciada a construção da Casa do Trabalhador Rural, local para acolhimento de produtores rurais que vêm para a cidade e não dispõem de um lugar para ficar. A obra será possível mediante recursos oriundos do seu mandato de senadora da república.