Por Ana Paula Xavier
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) participou nesta sexta-feira, 19, de uma audiência pública para debater a segurança no Juruá. A reunião aconteceu na sede da Associação Comercial Empresarial (Acisa), em Cruzeiro do Sul.
A governadora estado do Acre em exercício, Mailza Assis, participou das discussões e ressaltou que a segurança pública é um serviço essencial para o município.
“Estamos aqui para trazer boas notícias, para dizer o que foi feito de investimento na segurança pública aqui em Cruzeiro do Sul. Os resultados, os números, estão mostrando os investimentos, e a gente está muito feliz com isso. O governo não tem medido esforços. Está investindo na segurança, dando todo o apoio, e a gente vai, com certeza, ter um resultado de segurança pública para a população aqui em Cruzeiro do Sul”, pontou Mailza.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, reforçou a preocupação do governo em continuar fortalecendo as ações de prevenção a possíveis atos de violência e destacou o trabalho efetivo das forças de segurança que vem sendo desenvolvido no Juruá, e ainda divulgou a possibilidade do serviço de atendimento emergencial para Cruzeiro do Sul.
“As forças de segurança estão agindo em todo Acre. Os serviços de inteligência estão trabalhando, mas precisamos do apoio de toda a comunidade. Só no primeiro trimestre de 2024 nós atendemos mais de 2.400 ocorrências no Juruá, sendo mais de 1.800 só em Cruzeiro do Sul. Apresentamos uma redução de 14% no número de roubos e 30% nos furtos. Isso demonstra a força da nossa atuação aqui no Juruá e em todo o estado. E aproveitamos para anunciar a portabilidade do serviço de atendimento emergencial para Cruzeiro do Sul, que era um anseio da comunidade local”, afirmou o secretário.
A audiência foi proposta pelo deputado estadual Pedro Longo, que destacou os esforços realizados pela Sejusp no Juruá.
“Nós quisemos reunir os órgãos do Município, do Estado, que tratam dessa temática, para buscar soluções efetivas para isso. Conseguimos, então, já de uma forma até antecipada, boas respostas no âmbito da Sejusp, de toda a equipe da segurança pública, para medidas que vão dar um enfrentamento a essa situação, e vamos, a partir de hoje, organizar atuações combinadas entre órgãos do Estado, do Município e da sociedade civil, também do Ministério Público, Tribunal de Justiça, para que a população possa ter um sentimento de maior segurança e de tranquilidade para desenvolver as suas atividades rotineiras”, declarou.
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, falou da importância de discutir o tema com as autoridades. “Essa semana eu participei de uma discussão para criar o Conselho de Segurança Pública aqui em Cruzeiro do Sul. Isso é você trazer o cidadão para colaborar. Ele critica, mas ele também dá a sua sugestão. O problema está na cidade, está nos bairros, está nas ruas. Em menos de um ano, esse é o terceiro encontro aqui em Cruzeiro do Sul para discutir segurança pública. E a gente tem percebido o quanto as instituições, os empresários, as pessoas têm se interessado em trazer a solução do problema, e eu acredito que esse encontro aqui hoje terá algumas questões práticas já anunciadas, a partir das discussões que foram feitas nas reuniões anteriores. A prefeitura se sente parte responsável também nesse processo, uma vez que a gente pode dar e estamos dando a nossa colaboração”, ressaltou.
Cooperação Técnica entre Segurança e Senac
Na oportunidade da audiência, a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) assinaram o termo de cooperação técnico-financeira para realização de cursos de atendente de serviço emergencial 190/193, que terá como público- alvo 110 jovens, distribuídos em 3 turmas, sendo 2 turmas de 40 alunos em Rio Branco e 1 turma de 30 alunos em Cruzeiro do Sul. As aulas devem iniciar ainda no primeiro semestre de 2024. O investimento inicial será de R$ 82.720,00.