Por Miguel França
Nesta quarta-feira, 22, é celebrado o Dia Mundial da Água e, em comemoração, o governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco realizaram a abertura das atividades no auditório da Biblioteca Pública Adonay Barbosa, em Rio Branco. Em 2023, o tema é: “Acelerando Mudanças: Seja a mudança que você deseja ver no mundo”.
As boas-vindas e abertura da programação de ações do Mês das Águas contou com a presença da governadora em exercício do Estado do Acre, desembargadora Regina Ferrari; do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; da titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre (Semapi), Julie Messias; do presidente do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), José Bestene; e da presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac), Mayara Lima.
“Costumo dizer que, para que o mundo mude, não é preciso esperar um salvador, é preciso começar por mim. Por isso, eu conclamo a todos para essa reflexão: não podemos esperar que alguém mude o mundo por nós, nós temos que ser a mudança que queremos ver no mundo”, destacou a governadora em exercício.
Além do evento de abertura, está ocorrendo, até às 17 horas, uma exposição fotográfica e de atividades ao lado da Biblioteca Pública, com o objetivo de conscientizar a população sobre o consumo e preservação da água, esse recurso vital para a sobrevivência humana, e também apresentar como as instituições públicas atuam no processo de fiscalizar, verificar, analisar e preservar a qualidade da água para a população acreana.
A programação se encerra na sexta-feira, 24, às 17h, com um plantio de mudas na estação de tratamento de esgoto (ETE) da Bacia do Igarapé Redenção, na Estrada do Quixadá.