Por Carolina Torres
Marcando o mês de prevenção e detecção precoce do câncer de mama, a governadora em exercício e titular da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, realizou nesta terça-feira, 15, uma ação de conscientização com os servidores e divulgação dos serviços de saúde oferecidos pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), na sede da pasta.
A campanha do Outubro Rosa é um momento de mobilização social para reforçar mensagens sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama e, mais recentemente, o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
Reforçando seu compromisso com a saúde do trabalhador, Mailza Assis passou de sala em sala levando informação para os trabalhadores e conscientizando sobre o diagnóstico precoce das doenças.
“Estamos trabalhando junto com os profissionais do Nast para oferecer um centro de atendimento dedicado aos nossos servidores, com o objetivo de facilitar o acompanhamento da saúde de todos. O Hospital de Amor está colaborando conosco no atendimento para avaliação de câncer bucal. Também estamos agendando consultas ginecológicas e exames de mama”, reforça.
Neste mês, a SEASDH, em parceria com o Hospital do Amor, está oferecendo orientações sobre o tema, além de realizar o agendamento de exames como o preventivo do câncer do colo de útero (PCCU) e mamografias. Também estão sendo realizados exames para detecção de câncer de boca, com a avaliação de saúde bucal sob a orientação da dentista Paula Ferrari.
Segundo a coordenadora do Nast, Josiana Bezerra, o objetivo da campanha é compartilhar informações sobre os tipos de câncer: “Promover a conscientização sobre a doença e proporcionar um diagnóstico precoce contribui na redução da mortalidade”.
Mailza ressalta que, durante seu mandato como senadora, atuou diretamente na implementação de centros de atenção à saúde do trabalhador desde 2020. Além disso, apresentou o projeto de fortalecimento do Nast da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) como uma iniciativa voltada para o cuidado e aprimoramento do atendimento. Em 2019, destinou R$ 2 milhões em emendas parlamentares individuais para a compra de equipamentos destinados aos profissionais de saúde que atuaram no combate ao coronavírus no Acre.
O programa Cuidado ao Servidor Público foi instituído pelo Ministério da Saúde e faz parte do processo de humanização e cuidados voltados para todos os trabalhadores, não apenas os da saúde, mas de todas as áreas. O foco é orientar sobre as doenças ocupacionais, abordando a saúde e a segurança do trabalhador, além de investigar o nexo causal dessas doenças.
Fonte agencia.ac.gov.br