Por Eliel Mesquita
O governador do Acre, Gladson Cameli, esteve no Colégio Militar Dom Pedro II, em Cruzeiro do Sul, na tarde desta segunda-feira, 18, onde reforçou o compromisso de sua gestão com o desenvolvimento da educação dos acreanos.
O chefe do Executivo estadual dialogou com membros da equipe gestora e foi recebido por alunos da instituição. Em conversa com estudantes, Cameli deixou uma mensagem de incentivo e esperança para os futuros profissionais do estado: “Eu, quando era criança, não estudei numa escola militar, mas tive a oportunidade de ser aluno de um bom colégio e aproveitei. Essa é a mensagem que reforço para vocês: aproveitem a qualidade de ensino que lhes é oferecido, a estrutura, a segurança e a oportunidade. Estudem, pois vocês serão o futuro do nosso país. O nosso Acre conta com vocês”, destacou Cameli.
O Colégio Militar Dom Pedro II, que atualmente tem matriculados e frequentando as aulas 677 estudantes, nas modalidades ensino fundamental II e ensino médio, passou a ofertar o ensino no regime militar em 2019, ano que se iniciou a primeira gestão de Gladson Cameli.
Cinco anos depois, o investimento se tornou referência, alcançando pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) acima da média no Juruá. Na avaliação de 2021, o ensino fundamental alcançou nota 6 e o médio 5.1.
“Era um sonho ter um colégio na região no formato de gestão compartilhada entre Secretaria de Estado de Educação e o Corpo de Bombeiros Militar. A parceria deu muito certo, e orgulhosamente temos o registro do segundo maior Ideb entre as escolas públicas do Acre. O sucesso é fruto dos esforços e muita dedicação”, frisou Rômulo Barros da Silva, comandante do Colégio Militar Dom Pedro II.
O militar agradeceu a visita do governador: “Agradecemos ao governador pela presença e pelo comprometimento com a educação, ao se empenhar para ofertar condições necessárias para que pudéssemos nos desenvolver como instituição nos últimos cinco anos”, pontuou o comandante.